segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013

Na noite do dia 24 de fevereiro de 2013, estive assistindo (ou ao menos tentando) a 85ª cerimônia do Oscar.

Tentando pelo fato de não ter TV por assinatura, e depender da Rede Globo de Televisão para assistir a festa-mor do cinema. Infelizmente, tive que aturar o tal 'BBB' formar paredão, etc e tal para enfim ver a transmissão que já iniciara duarante a programação do Fantástico...

Caro Senhor Roberto Marinho, em dia de Oscar, diminua o tempo de duração do horrível 'Programa do Faustão'. Comece o fantástico mais cedo, passe o tal 'BBB' antes do ininio do Oscar e transmita a cerimônia do seu início, ou simplesmente deixe que outra TV aberta o faça.

Ver o Oscar pela Globo, é um tormento. Comentários de José Wilker são sem nexo. Sem falar do problema citado anteriormente. Acho que melhor mesmo é pagar TV por assinatura. Nem que seja só para ver a festa do Oscar... Na TNT a programação começa do início e os comentários são bem mais embasados e relevantes. Acabei dormindo antes do final da cerimônia... Então, perdi o início e o final...

Para piorar ainda mais, o apresentador do Oscar Seth Macfarlane estava ridículo, com piadas bobas, foi um dos piores da história...Vamos ao que interessa, ou não... Minha opinião quanto aos premiados e a cerimônia em si, na ordem de entrega dos prêmios.

Melhor Ator Coadjuvante: Christopher Waltz, por Django Livre.
Prêmio merecidíssimo pela atuação primorosa de Waltz, que mesmo sendo coadjuvante, rouba a cena ao longo de 90% do filme. Meu palpite, era que o prêmio ficaria com Philip Seymour Hoffman, por 'O Mestre' ou Tommy Lee Jones, que está muito bem em 'Lincoln'.

Melhor Curta de Animação: Paperman (Disney), de John Kahrs
O Curta é lindo! Muito bem produzido, com uma fotografia esplendorosa, e um roteiro cativante. Prêmio justo, embora tenha sido o único curta que eu assisti, uma vez que ele foi exibido antes de 'Detona Ralph'.

Melhor Longa de Animação: Valente (Pixar), de Brenda Chpman e Mark Andrews.
Sou fã da Pixar, que possui os melhores filmes de animação desde 'Toy Story' até 'Up-Altas Aventuras'. Escorregou apenas em Carros 2 e em Valente, que não merecia o Oscar. O prêmio, deveria ter sido dado a 'Frakenwennie', animação de Tim Burton, em preto e branco, homenageando clássicos filmes de terror.

Melhor Fotografia: Cláudio Miranda, As Aventuras de Pi
Prêmio justíssimo a um belíssimo filme. Imaginava que não ganharia, pois é uma obra 90% digital. Meu palpite variava entre 'Lincoln' que achei muito escuro, 'Django Livre' muito bem fotografado e '007 – Operação Skyfall', que assim como 'As Aventuras de Pi', também merecia o prêmio.

Melhores Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi
Esse prêmio é indiscutível. O Richard Parker digital é mais real que o tigre de verdade... Os outros indicados são bons filmes, com excelentes efeitos, mas justiça foi feita.

Melhor Figurino: Anna Karenina
Não vi este filme, mas filmes de época costumas ganhar esse prêmio. A concorrência era com 'Os Miseráveis' e 'Lincoln'. A indicação de 'Espelho, Espelho Meu' e 'Branca de Neve e O Caçador' foi uma piada de mal gosto.
 
Melhor Maquiagem e Penteados: Os Miseráveis
Ainda não vi este musical. E nem estou com tanta vontade assim... Minha torcida era para 'O Hobbit: Uma Jornada Inesperada'.

Melhor Curta-Metragem: Curfew (EUA), de Shawn Christensen

Melhor Documentário Curta-Metragem: Inocente, de John Fine e Andrea Nix Fine.

Melhor Documentário/Longa-Metragem: Searching for Sugar Man, de Mallik Bendjelloul
Eu prefiro documentários a musicais, por exemplo. Todos os indicados parecem ser muito bons. Ganhou o favorito. 'The Invisible War' tem a minha simpatia, mas acho que a premiação foi justa.

Melhor Filme Estrangeiro: Amor (Áustria/França/Alemanha), de Michael Hanake
Esta era a carta mais marcada da premiação. Ainda não vi o filme, mas deve ser ótimo, pretendo vê-lo em breve, até porque entrou em cartaz em Fortaleza. Parece que é sobre eutanásia, então já merece minha atenção... Certamente me emocionará a história de amor de dois velhinhos...

Melhor Mixagem de Som:  Os Miseráveis (Andy Nelson, Mike Patterson e Simon Hays)
Por ser um musical, levou o prêmio. Ao que dizem, as músicas foram gravadas durante as filmagens... Mérito então para mixagem de som...

Melhor Edição de Som: Paul NJ Ottorson, A Hora Mais Escura e Per Hallberg e Karen M. Baker, 007 - Operação Skyfall 
Algo raro na premiação, um empate pegou muita gente de surpresa... Acho que o Oscar seria apenas para '007 - Operação Skyfall' e decidiram dar um prêmio consolação para 'A Hora Mais Escura', filme que ainda preciso ver...

Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway, Os Miseráveis
Dizem que Anne Hathaway aparece pouco no musical, mas consegue tornar suas cenas icônicas. Gosto dela como atriz, e entre as indicadas, eram as minhas preferidas.

Melhor Montagem: William Goldberg, Argo
Infelizmente Argo passou apenas 2 semanas em cartaz em Fortaleza e não pude vê-lo. Espero ainda ter essa chance de ver este filme no cinema. Dizem que os minutos finais são de tirar o fôlego...

Melhor Design de Produção: Rick Carter e Jim Ericsson, Lincoln
Um indício de que Spilberg não ganharia o prêmio de direção por 'Lincoln'. Achei o filme escuro, mas apesar de longo, não achei cansativo... A reconstrução de uma época fez com que merecesse o prêmio.

Melhor Trilha Sonora Original: Michael Danna, As Aventuras de Pi
As Aventuras de Pi foi o meu filme favorito de 2012. Então fiquei feliz com cada conquista dele. A trilha sonora é marcante. Justíssimo prêmio.

Melhor Canção Original: Paul Empworth e Adele, 007 – Operação Skyfall
Outro prêmio esperado. Não tinha como ser diferente...

Melhor Roteiro Adaptado: Chris Terrio, Argo
É difícil comentar sem ter visto o filme... Mas por ter sido eleito o melhor filme, o roteiro deve ser muito bom. A história em si é deveras interessante...

Melhor Roteiro Original:  Quentin Tarantino, Django Livre
Tarantino é daqueles que despertam amor ou ódio. No meu caso, adoro seus filmes, então fiquei contente com o prêmio de roteiro para 'Django Livre'.

Melhor Diretor: Ang Lee, As Aventuras de Pi
Este filme exigiu 4 anos de dedicação do diretor. É uma obra-prima da sétima arte. Um filme lindo de se ver, de se ouvir, de se sentir... Um filme com muita carga espiritual e altamente relevante.

Melhor Atriz: Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida.
Esse filme não poderia sair de mãos abanando do Oscar, então a única forma de premiá-lo, era nesta categoria. Gosto da Lawrence, mas não gostei desse filme. Teria premiado a Emmanuellle Riva por 'Amor' e ainda nem vi o filme...

Melhor Ator: Daniel Day Lewis, Lincoln
Não podia ser diferente. Sempre que disputar, Lewis ganhará. Ele é muito competente em todos os seus papéis. Ninguém viu o ator nesse filme, apenas o ex-presidente reencarnado. Justíssima conquista.

Melhor Filme: Argo (Smoke House/George Clooney/Grant Heslow/Ben Affleck)
Não tenho dúvidas que preciso ver este filme. Se na telona não sei, já foi lançado em DVD e Blu-Ray...Gosto dos filmes do Ben Affleck e sua carreira é notória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar