quinta-feira, 4 de abril de 2013

Museu do Futebol - Estádio Pacaembu


Na manhã do dia 4 de abril de 2013, após uma longa jornada com a família da zona leste à Av. Paulista, deixamos as malas no Hotel Makuxis e fomos conhecer o Estádio do Pacaembu numa visita ao Museu do Futebol. Contamos com o apoio inestimável do colega Fabrício que nos concedeu uma carona até o local visitado. O Sahel chegou lá adormecido, e felizmente havia carrinhos de bebê, o que lhe proporcionou um conforto para o cochilo durante o passeio.

Por se tratar de uma quinta-feira, a entrada ao Museu era gratuita. Instalado em uma área de 6.900m2 no avesso das arquibancadas do Pacaembu, o museu proporciona uma viagem no tempo no mundo do futebol, especialmente no que diz respeito às Copas do Mundo.

De início, o hall é uma esposição à parte, com vários ítens relacionados à vários clubes. Vimos a excelente exposição 'Será que foi, seu juiz?' que iniciava com uma espetacular ilusão de ótica e mostrava alguns lances polêmicos e outros detalhes desse que é uma das pessoas mais xingadas no esporte: o juiz de futebol.

No segundo pavimento, uma saudação do Pelé, o chamado 'Pé na Bola', em referências as crianças, alguns creques pairando no ar, védeos de alguns gols inesquecíveis e uma homenagem ao Rádio com a narração de alguns gols. A parte que eu achei mais interessante, é a 'Exaltação', onde é reproduzido o som de alguns gritos das maiores torcidas do país. Seguindo é mostrado as origens do Futebol, alguns 'heróis' da bola, e o Rito de Passagem, onde o silêncio lembra a derrota do Brasil na final da Copa de 50 em pleno Maracanã lotado.

Então segue-se 8 totens acerca das Copas do Mundo, uma homenagem ao Pelé e ao Garrincha, passamos por uma passarela que mostra a praça Charles Miller, um labirinto de números e curiosidades acerca do futebol e a visita a arquibancada do Pacaembu.

A 'Dança do Futebol' é apresentada através de crônicas, no 'Jogo de Corpo' são apresentado vários fichários dos principais clubes do futebol brasileiro, há uma trave virtual para podermos medir a potência de um chute, e por fim, o passeio se encerra com uma homenagem ao Pacaembu. Recomendo a visita a este museu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar