sexta-feira, 14 de junho de 2013

Filme: Além da Escuridão - Star Trek

Na noite do dia 14 de junho de 2013, estive com o Saulo no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi, vendo o filme 'Além da Escuridão - Star Trek'. Um dos melhores filmes do ano! Tão bom quanto o 'Star Trek' de 2009. Vida longa e próspera, é o que todos queremos para esta franquia!

Não gosto de Star Wars. E não gostei da idéia do diretor J.J.Abrams largar Star Trek, em detrimento da franquia de George Lucas, mas nos cinemas, o dinheiro sempre fala mais alto. Adorei o primeiro filme do J.J.Abrams da saga 'Star Trek', respeitando os fãs da série e justificando a retomada da saga nos cinemas.

Os projetos que J.J.Abrams (Super 8, Missão Impossível III) participa sempre tem me agradado. O sentido de urgência que ele impõe em seus filmes, coloca tensão e nos prende na poltrona. Foi muito bom ver a renovação da Enterprise para uma nova geração, a qual eu me incluo, embora tenha visto apenas alguns episódios da antiga saga. O filme, é baseado na série Jornada nas Estrelas, exibida na TV americana entre 1966 e 1969, e que já rendeu 11 filmes para a telona, este é o 12º.

Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. A tensão já começa nas primeiras cenas do filme, e continua até os créditos finais. Méritos para o tebalho de montagem do filme.

Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta.

Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A amizade entre Kirk e Spock é a coluna vertebral do longa, no entanto, o filme coloca os personagens principais o tempo todo em perigo, e embora saibamos que eles irão sobreviver, a experiência cinematográfica é fenomenal, com muita ação de tirar o fôlego e algumas reviravoltas.

A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.

A trilha sonora de Michael Giacchino deixa qualquer trekker satisfeito logo nas primeiras cenas do filme. O futuro utópico mostrado no filme, de certa forma é crível. Além da aventura em si, o filme está repleto de drama e comédia em diversos momentos, inclusive nos momentos de tensão.

Os roteiristas leram vários livros de ficção científica escritos por Arther C. Clarke (Roteirista de 2001: Uma Odisséia no Espaço) e Larry Niven em busca de inspiração para o filme. O filme funciona permeitamente sozinho, para quem não viu o anterior, ou desconhece Jornada nas Estrelas.

O elenco está novamente muito entrosado. Apesar de vários personagens, cada um tem o seu devido destaque. Chis Pine e Zachary Quinto conferem todo o carisma para o capitão James T. Kirk e para Spock. A amizade, confiança e solidariedade são temas apresentados durante a projeção. O vilão Benedict Cumberbatch está assustador na interpretação de John Harrison, conferindo uma autenticidade ao medo que seu personagem impõe. 
A ala feminina está bem representada por Zoe Saldana e Alice Eve, respectivamente Nyota Uhura e Dra. Carol Marcus. A primeira evolui bastante seu personagem, em especial no seu relacionamento com Spock. Já a novata da turma, é muito bem encaixada pelo roteiro, tendo também relevância na trama. Ela e seu pai, Almirante Marcus, interpretado por Peter Weller são as novidades do elenco.
Os coadjuvantes também tem destaque especial no retorno de seus personagens. Karl Urban (Dr. Leonard 'Bones' McCoy), John Cho (Hikaru Sulu), Anton Yelchin (Pavel Chekov Montgomery 'Scotty' Scott) e o alívio cômico Simon Pegg na pele de Christopher Pike. Nenhum desses personagens está fora da homogeineidade do filme, sendo todos eles necessários e relevantes para o sucesso da trama.
Destaque também para os veteranos Bruce Greenwood reprisando o papel de Christopher Pike  e a mais que especial participação de Leonard Nimoy, o Spock legítimo da série. O plot cliado no primeiro filme, permite novas aventuras e ainda deixa espaço para homenagens diversas aos fãs da série.

Vi o filme em 3D, lamentando o fato de Fortaleza ainda não ter sala Imax. Abrams rodou o filme usando câmeras IMAX e, posteriormente, ele foi convertido para o formato 3D. Trata-se da primeira vez na história do cinema que um filme rodado em IMAX foi convertido para 3D. 

Vejam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar