quarta-feira, 26 de junho de 2013

Filme: Guerra Mundial Z


Na noite desta quarta-feira, 26 de junho de 2013, estive com o Gledson no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi vendo a pré-estréia do filme 'Guerra Mundial Z'.

Este filme era um dos mais esperados do ano, afinal, filmes com zumbis chamam a minha atenção, e este é baseado no livro homônimo e best seller escrito por Max Brooks, que segundo consta, ganhou uma fortuna da Paramount pelos direitos de adaptação.

Dirigido por Marc Forster, o filme enfrentou alguns problemas de mudanças no roteiro, gravação de novas cenas, problemas com os efeitos especiais... Após todas essas alterações, o filme teve sua estreia adiada em mais de seis meses..

Gosto muito da filmografia de Forster, apesar dele não ter um estilo próprio e ser um 'diretor de produtor'... Porém, acho todos os seus filmes no mínimo bons, senão vejam: 'Redenção' (2011), '007 - Quantum of Solace' (2008), 'O Caçador de Pipas' (2007), 'Mas Estranho que a Ficção' (2006), 'A Passagem' (2005), 'Em Busca da Terra do Nunca' (2004) e 'A Última Ceia' (2001).


Não gosto de roteiros escritos por várias mãos... Este filme  tem como roteirista Matthew Michael Carnahan, J. Michael Straczynski, Drew Goddard, Damon Lindelof e o próprio Max Brooks. No filme percebemos que várias mãos ajudaram a escrever a trama, que envolve o amor a família, que tem cenas para agradar gamers, cenas de susto, queda de avião, e ainda encontramos espaço para teorias conspiratórias, e discussão religiosa, ao citar Jerusalém.


O mundo está sendo invadido por zumbis e as Nações Unidas lutam contra o tempo para evitar o pior. Gerry Lane (Brad Pitt, que também produziu o filme com várias outras empresas e cancelou sua vinda ao Brasil em função da onda de protestos) então tem que se separar de sua família, para ajudar a descobrir o que tem causado a epidemia.
Muitas das cenas familiares, foram gravadas no improviso para dar maior veracidade, principalmente na partcipação das crianças. Estas cenas iniciais que criam o clima de suspense, são o ápice do filme, que vai em declínio em direção ao seu final, ao estilo 'Eu Sou a Lenda'...
O ritmo do filme é frenético, com o sentido de urgência sempre presente. A fotografia e os efeitos especiais do filme são regulares, não comprometem, e não são o ponto alto da produção, assim como a trilha sonora, que é apenas correta. Destaque para a maquiagem dos zumbis, e suas capacidades. Zumbi velozes são raros no cinema...

Gerry Lane, um ex-investigador da ONU, é jogado em tela como um homem comum, dedicado a família, em especial nos cuidados com as filhas. Para proteger sua família, ele é enviado para a zona de conflito, na companhia de um estudioso que morre assim que chega ao destino. Logo, Lane começa uma série de entrevistas com sobreviventes do ataque e é a única esperaça de descobrir a cura para o ataque zumbi.


Alguns personagens surgem de repente e tem importância para a trama, que poderia ser mais bem amarrada, e apresentar melhor seus personagens, assim como esplicar melhor acerca da misteriosa doença que se alastra pelo planeta, contaminando as vítimas em 12 segundos. Apesar dos problemas de roteiro, o filme diverte, com clima de tensão do início ao fim e cumpre bem seu papael.

Vejam  o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar