domingo, 9 de junho de 2013

Filme: Kátia

Na tarde deste dia 9 de junho de 2013, estive no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi vendo o filme 'Kátia' em exibição nesta semana no Cinema de Arte.

Trata-de de um documentário, que conta a história da primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil. A diretora Karla Holanda passou 20 dias registrando o cotidiano, a rotina de Kátia, e de certa forma conseguiu fazer um retrato de quem vem a ser essa persona. Muito melhor do que simplesmente defender uma causa, foi mostrar a pessoa como ela é.

Além de mostrar como José se transformou em Kátia Tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos.

Ela foi a vereadora mais votada de seu município (Colônia do Piauí) por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de Colônia do Piaui, entre os anos de 2004 e 2008. Chama a atenção, o fato desse episódio ter ocorrido numa cidade interiorana, onde o machismo e o coronelismo ainda é muito presente.

O roteiro de Karla Holanda aproxima Kátia do público em geral, mostrando seu carisma, seu caráter, e porque ela é tão querida pela população que a elegeu.

Em determinado momento do longa, percebe-se claramente a inflência demoníaca, através de seitas religiosas, que fizeram com que Kátia fosse possuída por um espírito afeminado.Não sou homofóbico, tanto que assisto a um filme como este sem problema nenhum. No entanto, sou enfatico de que uma libertação espiritual, é capaz de libertar pessoas do homossexualismo. Conheço inclusive algumas pessoas que já foram libertas. Vejam alguns relatos aqui.

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" João 8:32

No entanto, é respeitável a atitude de Kátia, na prestação de assistência social aos moradores de Colônia do Piauí, que a fizeram ser eleita como vereadora, não pelo fato dela ser uma travesti. Este filme ganhou o prêmio de Melhor Fotografia, Edição e Melhor Filme no 6º For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, além de ser exibido no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar