terça-feira, 27 de agosto de 2013

Filme: Círculo de Fogo

Na tarde/noite do dia 27 de agosto de 2013, estive com o amigo Fábio Costa no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi Fortaleza para ver o filme de robôs gigantes 'Círculo de Fogo'. Não dei a devida atenção a este grande filme, pois estreou na mesma semana que o Cine Holliúdy.

O filme é uma enorme brincadeira de meninos... crianças (crescidas ou não) que adoram colocar para se enfrentar robôs x monstros e na imaginação a pancadaria correr solta.
Nos desenhos que passavam na TV durante minha infância, via muito isso num suposto mundo real, onde surgia um monstro que destruiria a cidade e os Power Rangers entrariam num robô gigante e salvaria a pátria. 



O filme inicia situando os espectadores, e definindo "Jaeger" é alemã e significa "caçador", enquanto "Kaiju" vem do japonês e literalmente se traduz como "besta gigante" ou "bicho estranho". É um termo usado para se referir aos monstros de filmes japoneses de ficção científica.

Então vemos que várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, dando início a uma batalha entre estes seres e os humanos.

Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju.

Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).
Círculo de Fogo é uma homenagem aos filmes japoneses com criaturas gigantescas. O diretor Guillermo del Toro descreve seu filme como "uma bela homenagem aos monstros gigantes". 

Originalmente, Guillermo del Toro iria apenas escrever o roteiro e produzir Círculo de Fogo. Após abandonar outro projeto, del Toro foi escolhido para assumir a direção. E deu conta do recado.

O maior problema do filme é deixar de lado o que importava, os duelos dos 'Transformers' vs 'Godzilas' para discutir intrigas de pilotos. Quando a ação ressurge, o filme ganha novo fôlego. Então, o filme poderia ter uma duração menor (90 minutos) para não causar tanta náusea com os efeitos convertidos para 3D na pós-produção.

Inicialmente Tom Cruise esteve cotado para o personagem Stacker Pentecost, mas ele acabou ficando com Idris Elba. O elenco de desconhecidos do grande público faz um trabalho apenas razoável, uma vez que os verdadeiros protagonistas são os robôs e os monstros. O mais famoso em tela é Ron Perlman, este é o 5º filme em que ele trabalha com diretor Guillermo del Toro que é o outro astro dessa produção.

O compositor Ramin Djawadi foi escolhido para comandar a trilha de Círculo de Fogo com base nos seus trabalhos em Homem de Ferro e Game of Thrones. No entanto a trilha não tem tanto espaço. Com um orçamento de quase US$200 milhões, Círculo de Fogo é o filme mais caro do diretor Guilhermo del Toro que optou por técnicas tradicionais de animação para dar vida aos robôs do filme.

Segue trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar