quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Filme: Capitão Phillips


Na tarde do dia 14 de novembro de 2013, estive no UCI cinemas do Shopping Iguatemi com o amigo Sidney Markus para ver "Capitão Philips".

Baseado no livro "A Captain's Duty : Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea", escrito por Richard Phillips, relatando o ocorrido em abril de 2009, quando ele e a tripulação do navio Maersk Alabama foram sequestrados por piratas somalis.

O filme nos mostra Richard Phillips (interpretado por Tom Hanks), um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano.
No início do longa, somos apresentandos a rotina de Phillips, saindo de sua casa para uma nova viagem. Sua preoucupação com os filhos é mostrada, assim como uma crise conjugal fica subtendida logo nos primeiros instantes do longa. Ele sai de casa, como se não fosse mais voltar, meio que prevendo o que está por acontecer.

Ao embarcar no navio, parece que o capitão Phillips sente que algo errado irá acontecer. Ele verifica a vulnerabilidade do navio e ainda recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar.


A realidade cruel dos piratas também nos é exposta. Mostrando que muitos deles fazem aquilo apenas pela sobrevivência. Então eles se submetem a condições precárias para angariar recursos. O filme é uma crítica indireta ao mundo globalizado.

A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Uma estratégia inicial faz com que os agressores recuem, apenas para retornar no dia seguinte.

Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir à bordo, ameaçando a vida de todos. Quando pensa ter conseguido negociar com os piratas, o comandante é levado como refém em um pequeno bote, é quando começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde.

O estilo de direção de Paul Greengrass é angustiante.Sua câmera de ombros transparece em tela um realismo enorme, então somos imergidos no drama enfrentado por Phillips e sentimos na pele o seu desespero. A produção tentou inclusive conseguir o navio Maersk Alabama para as filmagens, mas acabou utilizando um porta-contêineres bastante similar ao original.

O ritmo do filme é excelente. Apesar de ter uma longa duração, o filme passa rapidamente, e ficamos tensos do início ao fim. O fato de sabermos o final da história, não compromete. Tom Hanks nos entrega uma excelente atuação, digna de prêmios. Seu Capitão Phillips me emocionou, especialmente na cena final. Recomendo: Nota: 10/10

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar