sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Festim dos Corvos - Crônicas de Gelo e Fogo (Livro Quatro)


Neste início de ano, terminei de ler as Crônicas de Gelo e Fogo (Livro Quatro), intitulada "Festim dos Corvos" da série épica escrita pelo norte-americano George R. R. Martin. Ganhei este livro do Feitosa, no amigo secreto do trabalho no Natal de 2012. Então, passei praticamente 1 ano lendo  esse tijolo... Talvez por isso tenha lido tão pouco outros livros em 2013...

Os três primeiros volumes, li num espaço de tempo menor, pois os livros eram mais interessantes. Confesso que o Festim dos Corvos foi um pouco mais enfadonho, pois abordou alguns personagens não tão interessantes, e é focado apenas em Porto Real, deixando de lado os acontecimentos na Muralha, nossa amiga Daenarys, e o protagonista da história Tyrion Lannister. A ausência deles foi sentida, embora eles fossem frequentemente citados.

O livro prossegue após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Com o foco na corte da Rainha Cercei, ela se torna a figura mais importante deste volume.

Continuamos odiando a personagem, mas é muito saboroso ler os acontecimentos na sua perspectiva. Jaime Lannister não é mais o mesmo, ainda assim rouba as atenções sempre que surge. Seu personagem já era interessante antes dessa dualidade imposta a ele. Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé.

Sansa e Arya definitivamente não são mais as mesmas. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho. Ela virou Alayne, filha bastarda do atual Senhor Protetor do Vale. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, ela já virou tanta coisa, que nem sei mais quem ela é... Sinto saudades dos Starks, ainda bem que temos a senhora Coração de Pedra...

Sam finalmente chegou a seu destino, embora com Mestre Aegon Targaryen morto. Seu relacionamento com a Goiva é uma coisa fofa... Os conflitos de Pyke o dos homens de ferro não me chamam a atenção, de modo que foi enfadonho ver Euron "Olho de Corvo" Greyjoy ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro para ocupar a cadeira de Pedra do Mar. Não acho que eles sejam uma grande ameaça... Dorne e suas princesas e serpentes de areia também não me chamaram atenção. E Brienne de Tarth e sua incasável busca, serve apenas para mostrar como a "Guerra dos Cinco Reis" devastou o continente.

Em vez de contar metade da história para todos os personagens em cada volume, o autor decidiu separá-los em personagens. "Partir o romance ao meio teria produzido duas histórias pela metade", disse Martin em seu blog. "Nossa abordagem vai produzir duas histórias completas ocorrendo simultaneamente, mas separadas por milhares de milhas e envolvendo diferentes grupos de personagens".

Enfim. Já conhecemos R.R.Martin e suas reviravoltas. Aqui vemos algumas interessantes manobras, mas digamos que as peças não foram muito mexidas. E jogamos o jogo apenas em algumas partes do tabuleiro. Agora irei focar minhas atenções na quarta temporada da série, que narra a parte final do livro três "A Tormenta das Espadas" o melhor livro da série até aqui. Quando terminar a série e eu voltar a sentir saudades de Westeros, procurarei ler "A Dança dos Dragões" quinto volume da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar