sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Filme: A Ferida Aberta

Na tarde do dia 31 de janeiro de 2014, estive novamente no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, para ver o filme "A Ferida Aberta" na Mostra "O Cinema de Maurice Pialat".
Um parente enfermo com alguma enfermidade grave é capaz de unir uma família. Neste longa de 1974, vemos a história de uma senhora,  mãe de um filho, que descobre que está irremediavelmente doente. Então, decide partir para o interior com seu filho e sua nora, para passar seus últimos momentos na casa onde viveu com o marido e criou o filho.

Seu marido sempre foi distante e infiel. Então, a família se une e passam a viver juntos em prol da causa de tratar da parente vítima de câncer. Fiquei com receio de se tratar de um filme como o horrendo "Amor" de Mike Haneke, mas não.

A bíblia sagrada orienta que quan houver alguém entre nós doente, devemos chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. Tiago, chamado por Paulo de "o irmão do Senhor" afirma ainda que "A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado. " (Tiago 5:14-15)

Espero não ter que enfrentar essa drama em minha família, mas sei que isto faz parte da vida, e essas escolhas nós não fazemos. Minha oração, é para que Deus leve em paz meus parentes. Claro que se algum parente necessitar de cuidados, terá toda a minha atenção, mas prefiro dar atenção enquanto a pessoa estiver lúcida, pois quando estiver debilitada, o sacrifício será válido apenas diante de Deus.

Lamento muitas pessoas, que só dão atenção quando a pessoa já está num estado deplorável, sem nunca antes ter prestado qualquer tipo de solidariedade. É como se a consciência ficasse pesada e a pessoa então tivesse que compensar a ausência ao longo de toda a vida da pessoa. Foi isso que de certa forma percebi no filme. Nota: 5/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar