terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Filme: Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum


Na noite do dia 25 de fevereiro de 2014, fui com o Davi Mateus ver a nova obra de arte escrita e dirigida pelos irmãos Coen "Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum".


O filme apresenta uma semana da vida de Llewyn Davis, um fracassado cantor e compositor que sonha em viver da sua música folk em 1961. Interpretado de maneira magistral por Oscar Isaac, que não bastasse atuar, ainda canta com maestria no longa. 

As canções de seu personagem, são capazes de tocar a alma. O personagem é vagamente inspirado em Dave Van Ronk, que no passado fez amizade com vários músicos conhecidos, como Bob Dylan, mas jamais atingiu o estrelato.


Com o violão nas costas, ele dorme à cada noite num sofá diferente da Nova York dos anos 60, sempre vivendo de favor na casa de amigos e outros artistas. Talentoso, mas sem se preocupar muito com o futuro, ele é meio aéreo, prova disso é o gato que ele deixa escapar. A metáfora do gato é outro ponto alto do filme, mostrando que Davis está sempre buscando o que talvez nunca vá encontrar...

Ele não tem muito sucesso nas relações amorosas, no filme, sabemos que ele teve um caso com sua amiga Jean Berkey (Carey Mulligan), que vive uma relação com outro músico, Jim (Justin Timberlake). O filme tem diversas passagens hilárias, nenhuma tão divertida quanto quando para ganhar uma grana, ele grava com Jim e outro cantor "Please Please Mr. Kennedy", uma canção horrível!

Para sobreviver, Davis se depara com a oportunidade de viajar para Chicago na companhia de um consagrado e desagradável artista chamado Roland (John Goodman), mas nem tudo ocorre como o esperado. A trecho em road movie é muito rodado. Vejam um trecho:

  'Inside Llewyn Davis' Green Green Rocky Road Clip from The Playlist on Vimeo.

Seu empresário, não lhe dá o menor cabimento, muito menos royaltes. Então, ele busca outro empresário em Chigago, onde supostamente seu ábum teria sido enviado para audição, o que não ocorreu. Ele tenta ao menos que este outro empresário da música consiga uma agenda de show para ele na cidade, mas novamente se decepciona, após uma linda cena com sua audição.

Nem mesmo sua família lhe dá apoio, pelo contrário, sua irmã critica e pede que ele abandone a carreira e volte a trabalhar para a Marinha Mercante. Seu pai, está num asilo, mas o filho comparece para tocar e cantar uma música pra ele. Me lembrei do Valdeglace tocando violão no Natal e no Ano Novo para a Erotildes em seu leito e novamente me emocionei.

Não entendo porque este excelente filme foi preterido pela Academia, que indicou "Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum" apenas nas categorias de fotografia e mixagem de som. Talvez ganhe mixagem de som, a fotografia um tanto quanto opaca também chama a atenção, porém é mais provável que ele seja injustiçado e esnobado pelo Oscar 2014. Ele poderia facilmente ter sido lembrado nas categorias: trilha sonora, canção, direção e ator. Isso sem falar melhor filme. Recomendo. Nota: 10/10.

Segue Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar