sexta-feira, 18 de abril de 2014

Filme - Noé 3D Dublado

Na tarde desta sexta-feira santa, 18 de abril de 2014, fui com o Júnior ao UCI Cinemas ver o épico bíblico "Noé".

Muito criticado pelos cristãos, por não ser totalmente fiel a bíblia, eu considero um excelente filme, inspirado nos registros bíblicos e conseguir ver mais o "copo cheio", do que o "copo vazio". Sou cristão e cinéfilo, então, o filme me propôs uma mescla excelente de um bom filme, e ainda assim com conteúdo cristão. Ah mas não foi assim, não foi assado, não foi cozido...


Me preocupo com quem viu ou vier a ver o filme e supor que o que foi visto na tela é a verdade... Trata-se de uma adaptação da graphic novel "Noé: Por Causa da Maldade dos Homens". No entanto, recomendo demais que o filme seja visto, indepedente de seu credo, pois até mesmo nas divergências bíblicas, o filme consegue transmitir um recado válido inclusive para os dias atuais, onde a maldade reina no mundo.

Noé desde criança é ensinado pelo seu pai acerca do Deus Criador de todas as coisas. Já vai um recado para que os pais eduquem seus filhos no caminho que eles devam andar, para quando eles crescerem, não venham a se desviar deles. Na trama, Noé vê seu pai ser violentamente assassinado, mas consegue fugir. Quando cresce, o vemos interpretado por Russell Crowe e vivendo com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens (filhos de Caim) perseguem e matam uns aos outros.

Um dia, em sonhos, Noé recebe uma mensagem do Criador de que a humanidade será destruída. Na própria bíblia vemos que era comum Deus falar com seus filhos através de sonhos. Ele vê a imagem de uma montanha e parte para encontrar seu avô Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga, e que supostamente a tornaria estéril. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida humana na Terra.


Noé remete em vários aspectos acerca da criação do homem, o pecado e queda do homem, a mal se espalhando através de Caim... Adão e Eva são citados em alguns momentos, especialmente no "prefácio" do filme. Quanto a Noé, a bíblia diz em Gênesis 6:9 que Noé era homem justo, íntegro e andava com Deus. No filme o vemos de uma forma mais visceral, um ser humano como qualquer outro, com seus defeitos e falhas de caráter.


Outra grande diferença bíblica mostrada no filme, diz respeito as noras de Noé. A bíblia relata em Gênesis 6:18 que Noé entraria na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. No filme, apenas Sem tem esposa, que na verdade foi criada como uma irmã. Entendo e relevo este fato, pois para o cinema, de modo a alcançar um público maior, foi necessário mostrar os filhos de Noé em diferentes fases (Sem adulto, Cam jovem rebelde e Jafé criança). A cena da família reunida na arca para uma refeição, onde Noé conta a história da Criação é lindíssima e já vale o ingresso.

Outro problema alegado pelos críticos, seria a ajuda que Noé recebe dos anjos caídos, que viraram criaturas de pedras. Trata-se de uma antiga mística judaica que sugere que os anjos de luz expulsos do céu foram aprisionados em rochas, e vagavam pela Terra em busca de ajudar os seres humanos. Eu relevo cada licença artística e foco nos pontos positivos apresentados. Ainda mais quando o próprio Gênesis diz que "havia gigantes naqueles dias". Ver os animais chegando na arca é outra cena emocionante!

A tentativa de assassinato das gêmeas por Noé, me remeteu a passagem de Gênesis 22, onde Deus pôs Abraão à prova e quis o sacrifício de Isaque. Foi quando Deus deu a promessa de que aben­çoaria e faria seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar... A participação da mulher no filme também tem destaque, especialmente Naameh que pediu para Matusalém curar Ila.

O único ponto negativo que me incomodou no filme, diz respeito a tentativa de invasão da arca. Achei uma cena desnecessária, especialmente pelo fato de que o vilão Tubalcaim (Ray Winstone) conseguiu entrar na arca e mudar os conceitos do Cam, que prefere viver errante pelo mundo. Ouvir o clamor vindo de fora da arca foi outra cena marcante. Preferia que Cam tivesse mentoreado o rapaz fora da arca, quando ele foi atrás de uma esposa e ele guardasse os ensinamentos maus...

Os efeitos especiais estão excelentes, visto que nenhum animal real foi usado na produção. Até mesmo o uso do 3D foi bem aproveitado, algo raro no cinema atual, que converte os filmes em 3 dimensões apenas para arrecadar mais.
Não gosto de filmes dublados, mas tenho que ir me acostumando, pois eles estão dominando as salas de cinema, e acho que é um caminho sem volta. Felizmente a dublagem estava boa e não comprometeu as atuações dos atores.

Darren Aronofsky revelou que é fascinado pelo personagem Noé desde a infância, vendo-o como "um personagem sombrio e complicado que experimenta a verdadeira culpa do sobrevivente". Achei o diretor ousado ao retratar um personagem bíblico, citando acontecimentos anteriores e posteriores ao dilúvio. Russell Crowe está bem no papael que foi oferecido também a Christian Bale e Michael Fassbender que foram sondados para interpretar Noé, mas recusaram devido a conflitos de agenda. Apesar dos pesares, recomendo. Nota 9,0/10,0.

Segue trailer legendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar