terça-feira, 29 de abril de 2014

Filme - Os Filhos do Padre



Na noite deste 29 de abril de 2014, fui ao UCI Cinemas do Shopping Iguatemi com a minha esposa, ver a sessão de "Os Filhos do Padre" no cinema de arte. Uma comédia dramática croata, que assumiu o segundo lugar no Ranking de Bilheteria da Croácia e que obteve boa "penetração" em toda a Europa e com um humor nonsense do enredo que promete sucesso internacional.

O longa se passa em uma pitoresca vila na Dalmácia, onde há mais funerais do que nascimentos. Assim, o pacato lugar do mar adriático tem observado a sua população diminuir progressivamente Fabian (Kresimir Mikic) é um jovem padre indicado para ser o novo pároco desse lugar. Ao ouvir a confissão de um dos fiéis, ele descobre que a baixa natalidade é culpa da alta venda de preservativos. 
Horrorizado e querendo modificar essa situação, ele tem uma brilhante e drástica ideia: perfurar todas as camisinhas antes que elas sejam vendidas. Para isso, se junta ao jornaleiro Petar (Niksa Butijer) e ao farmacêutico Marin (Marija Skaricic). Só que o "milagroso" "boom" de bebês na ilha, causa consequências inesperadas, entre elas o aumento do número de turistas, que acham que um banho nas águas da ilha ajudam a fecundar.

Algumas cenas são hilárias, como a confissão do jornaleiro Petar, assumindo suas falhas de caráter e assumindo que mata pessoas pelo fato de vender camisinhas, as cenas com o padre manipulando as camisinhas, a venda dos preservativos, as divagações da imaginação do padre, a cena onde o prefeito e o político de oposição se pegam, entre outras. 

O roteiro do filme deixa o final em aberto. Cabe ao espectador construir sua versão final dos acontecimentos. Eu acredito que o padre engravidou a menina e decidiu abandonar a igreja. Minha esposa já teve uma visão diferente. Ela acha que o padre mais idoso matou a menina salva pelo padre Fabian e isso o fez largar a batina. Enfim, gosto de filmes que ficam assim em aberto para discussão. Recomendo. Nota: 8,0/10,0

Vejam o trailer de Os Filhos do Padre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar