quarta-feira, 2 de julho de 2014

Filme - Transformers: A Era da Extinção

Na noite deste 2 de julho de 2014, fui ao cinema ver o blockbuster "Transformers: A Era da Extinção" em 3 dimensões. Segundo o produtor Lorenzo de Bonaventura, trata-se de uma mistura entre reboot com continuação. Acaba não sendo nem uma coisa, nem outra, antes pelo contrário. Não entendeu nada? Nem eu...

Confesso que curti apenas o 1º filme da franquia, os demais me deram dor de cabeça e com histórias rasas acabaram não me conquistando. Assim como o 2º e o 3º filmes da franquia, achei um tanto quanto longo, barulhento ao extremo, deveras exagerado e repleto de ação e explosões que não acrescentam em nada a história.

O filme é repleto de tiradas cômicas, muitas delas envolvendo o ciúmes que o personagem de Wahlberg sente em relação à sua filha adolescente e seu recém descoberto namorado.


Neste 4º longa da franquia Transformers, que se passa alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago (o filme faz questão de lembrar isso o tempo todo), os gigantescos robôs alienígenas desapareceram, pois passaram a ser caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente.
Não tenho nada contra a essa filosofia de longas do Michael Bay. Tem muita gente que curte um filme como este de boa. No entanto, acho que estou ficando velho demais para apreciar o estilo do diretor proveniente do mundo dos videoclips e da publicidade. Adorei seu último trabalho "Sem Dor, Sen Ganho" (2013), mas não curti plenamente este "A Era da Extinção".
Certo dia, Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado dentro de uma sala de cinema! O dono do cinema diz que fechou às portas pois hoje em dia só passam sequencias e remakes no cinema... Nada como uma piada interna pra deixar o filme ainda mais leve...
Como ele curte invenções e "ferro velho", investe suas economias na tralha. Ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Também não passa em sua cabeça que ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas.


É quando começa a ação, e parece que passamos a ver outro filme... Toda a excelente fotografia mostrada no 1º ato dá lugar para cenas de perseguição, explosões e claro os robôs lutando. No 3º ato, chegamos a ver Transformers explodindo dinossauros! Não sei se cochilei, pois não percebi como os jurássicos entraram na história... Acho que o roteiro jogou eles lá...

Não entendo como o robô Bumblebee, que era tão apegado ao Sam (Shia Labouf) nos filmes anteriores, o abandonou... Tentaram criar um vilão humano, o milionário Joshua (Stanley Tucci) que consegue manipular o genoma e os cromossomos dos robôs, uma espécie de seres cibernéticos, mas com DNA... Pode Arnaldo? Não tenho nada contra o filme, as cenas de ação são impressionantes, mas na minha opinião faltou conteúdo. Nota: 6,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar