quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Filme: Meninos de Kichute

Na noite do dia 24 de setembro, vi a sessão do Cinema de Arte do filme "Meninos Kichute", e pude reviver na sala escura vários momentos inesquecíveis de minha infância.
O filme se passa no interior de São Paulo, nos anos 70. Somos apresentados a Beto, o filho do meio de uma família simples de um bairro operário, que sonha em ser goleiro de futebol e superar os obstáculos – o principal deles, a resistência do pai, autoritário e religioso, para o qual competição é pecado. No entanto, o próprio pai pratica um pecados muito mais grave...
Enquanto vemos a criançada criando o Meninos de Kichute Futebol Clube, (pra quem não sabe, kichute era o tênis sensação entre os garotos que cresceram entre o fim dos anos 1960 e o início dos 1980). Não cheguei a ter kichute, mas nasci no finalzinho de sua era.
Este drama infantil engloba também o contexto político brasileiro da época, sob o regime da ditadura militar. Produzido em 2008 e exibido em alguns festivais em 2010, somente em 2014 pode ser exibido em Fortaleza, graças ao Cinema de Arte
A trilha sonora ajuda a contextualizar ainda mais o filme, como por exemplo com as canções "Que Fim Levaram todas as Flores" de Secos e Molhados, "Filho Maravilha" de Jorge Ben e "Eu Quero Botar meu Bloco na Rua" de Sergio Sampaio. A direção de arte também faz um trabalho competente, especialmente mostrando os carros e as roupas da época, lembrando o inclusive o sensacional "O Ano em Que Meus Pais Sairam de Férias" (2006).
Contanto, a grande marca do filme é a identificação que ele provoca em quem viveu uma infância digna. Vemos disputa de bafo, supervalorização da pornografia, provocação durante uma pelada, o bullying na escola, e é impossível não reviver com nostalgia registros de uma infância que à cada dia se distancia mais...
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Márcio Américo, humorista e escritor. No longa, o autor dividiu o roteiro com o diretor Lucas Amberg. SAbe-se que mais de 600 crianças passaram pelo processo de seleção de atores e foram escolhidas 20 para compor o elenco. 
Elas se destacam nas cenas da escola, no ferro velho e no campinho. Ele filme ganhou o Prêmio do Público na categoria Melhor Filme Brasileiro da Mostra Internacional de Cinema der São Paulo. Altamente recomendado. Nota: 9,0/10,0.


Segue trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar