sábado, 18 de outubro de 2014

Filme - Festa no Céu

Na tarde deste sábado, 18 de outubro de 2014, fui com a família ao cinema ver a animação mexicana "Festa no Céu".
Apesar de mostrar algumas coisas interessantes da cultura mexicana, não recomendo o filme por infantilizar a morte, o próprio Diabo e até mesmo o inferno, sem falar da apologia aos mortos que supostamente voltariam no dia de finados para ter um contato com a família. Na realidade, o filme produzido pelo Guillermo del Toro deveria se chamar "O livro da vida", tradução literal de "The Book of Life", na versão americana. A dublagem nacional conta com a participação de Thiago Lacerda (Joaquim) e Marisa Orth (Morte) e não compromete o filme.
A animação apresenta um grupo de crianças bagunceiras que é encaminhado paraa uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Aqui já cabe um senão. Visitar o museu não deve jamais ser visto como punição, e sim como parte do aprendizado infantil, e não cabe apenas a escola promover tal visita e sim aos pais.
Pois bem, lá, uma guia diferente, de visual bem atrativo, resolve percorrer um caminho alternativo e apresentar aos pequenos o "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos: Terra dos Lembrados, dos Esquecidos e dos Vivos. Especialmente os ritos referentes à celebração folclórica do dia dos mortos. Então, pais, tenham cuidados com os ensinamentos que seus filhos recebem na escola onde estudam...
A morte, chamada Catrina é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro, enganador, uma espécie de diabo. Em uma visita ao cemitério na Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. 
Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina, a morte ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.
Ainda bem que o filme é esquecível, meu filho ficou vidrado na telona, até porque a qualidade da animação é inegável, especialmente no uso de cores e símbolos. Acho interessante apresentar outros conceitos para fortalecer os ensinamentos cristãos que ele recebe. Mas não recomendo a outros pais que tenham ciência de que podem estar influenciando negativamente seus filhos. E apesar disso tudo, o filme ainda ensina algumas boas lições. Nota: 5,0/10,0

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar