quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Os 14 melhores filmes visto no cinema em 2014

Como de costume, postarei aqui um breve comentário sobre os 14 melhores filmes vistos por mim no cinema. Gosto de fazer esta postagem anual, pois acabo referendando uma lista com boas recomendações para a turma que gosta de ver filmes em casa. Eu enquanto condições tiver, priorizarei o cinema, ainda mais agora com novas tecnologias como o IMAX e o 4DX que tornam a experiência cinematográfica ainda mais interessante.

Ao longo desse ano vi mais uma vez, 124 filmes no cinema [mesma quantidade de 2006 e 2007]. Um número que já virou referência, embora seja mera coincidência. Os números dizem que em média vejo 1 filme à cada 3 dias no cinema. Quem me conhece sabe que é isso mesmo. Quando não estou em casa com a família, no trabalho, ou na igreja, posso ser facilmente numa sala escura... Vi 20 filmes em 3 dimensões e 18 sessões em IMAX.

Escolhi 14 filmes, por não conseguir me deter em apenas 10, e como estamos no ano de 2014, vamos de 14 dicas... Ano passado elenquei 13 filmes... Segue lista, na ordem que os filmes foram vistos no cinema:
1. Fruitvaile Station - A Última Parada
Vi este filme no Espaço Estação Rio, em Botafogo. Sabe aquelas sessões que você fica engasgado quando termina o filme. Baseado em fatos reais, o filme que não estreou nos cinemas de Fortaleza conta a história de Oscar Grant, que por ser negro, foi morto numa estação de metrô nos EUA em 31 de dezembro de 2008. Neste ano, policiais americanos voltaram a vitimar negros, causando tumultos e protestos por lá.

2. Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (Inside Llewyn Davis, 2013) de Joel Coen e Ethan Coen
Biografia inspirada em Dave Van Ronk, cantor e compositor que sonha em viver da sua música folk no início dos anos 60. Oscar Isaac numa atuação magistral e uma trilha sonora de grudar nos ouvidos. Com excelente fotografia e mixagem de som, foi um dos injustiçados do Oscar 2014.
3. 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013) de Steve McQueen
Grande vencedor do Oscar, drama histórico baseado em um livro de memórias escrito em 1853 por Solomon Northup é um filme indispensável para amantes da 7ª arte, ao mostrar a dura realidade da escravidão. Filme bem dirigido, direção de arte e figurino perfeitos, com uma montagem correta, roteiro magistral e excelentes atuações.
4. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014) de Bryan Singer
Primeiro grande Blackbuster de 2014, consegue unir a franquia antiga de X-Men, a qual sempre curti, com os novos mutantes de X-Men: Primeira Classe, numa história sensacional. Elenco majestoso, história empolgante, viagens no tempo, enfim, excelente entretenimento com conteúdo.
5. No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014) de Doug Liman
Surgiu calado e se mostrou ser uma grande ficção científica, com Tom Cruise num papel surpreendente. Me senti jogando um vídeo game de guerra, com save point bem definido e uma história bacana. Um roteiro que tinha tudo pra ser cansativo e repetitivo, mas não é. O filme é leve, cômico em diversas situações, especialmente nas repetições, mérito para o trabalho de edição. Vi em IMAX
6. A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, 2014) de Josh Boone
Adoro romances açucarados e o melhor deste ano foi esta adaptação literária, que é embalada por uma excelente trilha sonora, tem boas atuações. Parece um filme cristão, de tão corretinho que são os personagens. Apesar de previsível, é o meu filme para adolescente preferido do ano.
7. Como Treinar o Seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2, 2014) de Dean DeBlois
Apesar de gostado bastante de As Aventuras de Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman, 2014) de Rob Minkoff, e curtido muito Operação Big Hero (Big Hero 6, 2014) a melhor animação do ano foi certamente Dragão 2. Foi a primeira experiência em 3D do Sahel, e só em lembrar dele perguntando se os dragões eram de verdade eu já me emociono... Com roteiro bem elaborado, e cenas de ação espetaculares, ainda pude trabalhar um pouco o conceito de morte com meu filho e prepará-lo para uma eventual ausência minha durante sua criação. Vi em IMAX
8. Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014) de James Gunn
Este sem dúvida foi o filme mais divertido do ano. Impossível não ir atrás de sua trilha sonora assim que deixei  a sala escura. A Marvel sendo a Marvel e nos brindando com muita ação pelo espaço e em outros planetas dessa galáxia... Simplesmente imperdível. Vi em IMAX.
9. Garota Exemplar (Gone Girl, 2014) de David Fincher
David Fincher, mestre so suspense contemporâneo não poderia ficar de fora dessa lista com seu excelente thriller. Ben Affleck e Rosamund Pike dão um show em tela, dando vida ao casal principal que revelam os segredos e dilemas de um casamento moderno. O filme tem uma reviravolta de tirar o fôlego. É uma crítica direta a mídia e aos realitys shows. Além de funcionar também como uma crítica aos EUA, que após a crise econômica, tenta se manter aparentemente como o país perfeito.
10. Interestelar (Interstellar, 2014) de Christopher Nolan
Se tivesse que escolher, talvez este seria o melhor filme entre todos que vi este ano. Uma epopeia cinematográfica, que nos leva a reflexão e nos brinda com imagens grandiosas e uma percepção de mundo e do quanto somos pequenos. Consegui ver e sentir Deus neste filme. A relatividade do tempo, a questão da 5ª dimensão, dos buracos de minhoca, as demais questões físicas, é de deixar qualquer um de queixo caído. Foi minha primeira experiência em 4DX. Mas também vi em IMAX.
11. Boyhood - Da Infância a Juventude (Boyhood, 2014) de Richard Linklater
Numa sessão involuntária com o amigo Paulinho Degaspari, vi um dos melhores filmes do ano. Um filme auspicioso em sua proposta, que é digno de prêmios e elogios. Acompanha a vida de um menino durante 12 anos, da infância à juventude, analisando sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo. Espetacular.
12. Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, 2014) de Jason Reitman
Gosto de filme que abordam a família. Neste drama Reitman consegue abordar diversos temas modernos relativos ao âmbito familiar, de maneira contundente e impactante. Adorei! Tive uma sessão maravilhosa e recomendo.
13. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of the Five Armies, 2014) de Peter Jackson
Após 2 longas abaixo da média, Peter Jackson mostra a que veio nesta nova trilogia na Terra Média. Com um olhar nostálgico, curti demais o final da saga de Bilbo Bolseiro como há 10 anos, na trilogia O Senhor dos Anéis.
14. Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings, 2014) de Ridley Scott
Num ano em que os épicos bíblicos retornaram as salas de cinema, menciono a fantasia Noé (Noah, 2014) de Darren Aronofsky, mas confesso que gostei mais do Moisés de Christian Bale. Com efeitos especiais pra dar e vender, vemos as pragas que assolaram o Egito, o mar vermelho se abrindo e o livro de Êxodo em tela grande.

Lamento não constar nenhum filme nacional na minha lista. Gostaria de fazer menções honrosas a 3 deles: Eles Voltam (They'll Come Back, 2012) de Marcelo Lordello, que mostra uma inusitada situação de uma adolescente, o surpreendente drama Entre Nós (2013) de Paulo Morelli e Getúlio (2014) de João Jardim, que apresenta a biografia de nosso ex-presidente.

Outras menções honrossas que por pouco não estiveram nessa lista são: Ninfomaníaca - Vol. 1 (Nymphomaniac: Vol. I, 2014) de Lars von Trier, Jersey Boys - Em Busca da Música (Jersey Boys, 2014) de Clint Eastwood, Luch-Box (The Lunchbox, 2013) de Ritesh Batra, Bem-vindo a Nova York (Welcome to New York, 2014) de Abel Ferrara, Deus Não Está Morto (God's Not Dead, 2014) de Harold Cronk, Rio, Eu Te Amo (2014) e Não Aceitamos Devoluções (No se Aceptan Devoluciones, 2013) de Eugenio Derbez.

Que em 2015 possamos ter mais um ano de bons filmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar