terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Loucas para Casar

Na noite deste 6 de janeiro de 2013, fui ao cinema com a esposa ver a comédia nacional Loucas Para Casar (2014) de Roberto Santucci. E que filme louco!
Com locações conhecidas do Rio de Janeiro, acompanhamos a louca jornada de Malu (Ingrid Guimarães) rumo ao altar. Ela tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia bem à vontade no papel), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há 3 anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir, apesar de ter sido madrinha em 10 casamentos e ser especialista em pegar buquê.

Um dia, Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal de Samuel e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, descobre que há mais duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). As 3 então passam a disputar a preferência de Samuel.


O longa apesar de divertir e de uma certa criatividade inovadora, especialmente na reviravolta final, ao abordar o batido tema de mulher à procura de casamento, de um modo inusitado e com diversas referências inclusive a Quatro Casamentos e Um Funeral (Four Weddings and a Funeral, 1994) de Mike Newell. 
Apesar disso, a comédia falha em diversos aspectos essenciais, como ritmo, piadas de mau gosto envolvendo inclusive de cunho religioso e especialmente escorrega na trilha sonora, ao usar excessivamente o hit  Happy de Pharrell Williams (contei 4 vezes tocando ao longo do filme), inclusive marcando o início e o fim de cada ato. Apesar disso, a temática foi abordada recentemente no longa nacional Os Homens são de Marte... e é pra lá que eu vou! de Marcus Baldini.
Destaco a excelente participação do conterrâneo Edmilson Filho no papel de Rubi, coreógrafo homossexual extremamente carismático e que provoca as maiores risadas da plateia, mostrando todo o talento do ator, que possui um vasta repertório e diversos recursos de expressão corporal e improvisação. Edmilson fez com maestria o papel de Francisgleydisson no longa Cine Holliúdy (2012) de Halder Gomes. Outra que merece destaque é a comediante Fabiana Karla, num papel um tanto quanto sério...
Entre fatores positivos e as escorregadas de roteiro, o filme será favorecido na bilheteria pela falta de concorrência, pois estreia praticamente sozinho no circuito comercial, disputando espaço com os Blockbuster do ano passado. Nota: 4,0/10,0 - ★★

Segue trailer de Loucas pra Casar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar