domingo, 25 de janeiro de 2015

Série MAPA: Abrir - Uma Prática Relacional

Na tarde deste domingo, 25 de janeiro de 2014, fui com a esposa e o filho para mais um culto na Igreja Batista Central. Deixamos o garoto com a tia Débora Fontenele no Galpão Amarelo e fomos para tenda. Encontramos o amigo Wescley no caminho e ficamos juntos no culto.
Cantamos os louvores Amar o Próximo de Daniel Costa, Comunhão de Kleber Lucas, Corpo e Família de Daniel Souza. Daniel de Almeida conduciu um precioso momento de oração, com a igreja de mãos dadas. Foi exibido o vídeo "Procura-se voluntário para o GF" em função do Pontapé Inicial 2015.1 que será realizado semana que vem.

O Pr. Jose Edson informou a igreja sobre a saída do Daniel de Matos, que emocionado sobe ao palco para explicar os motivos de sua saída. Conviver com tanta dor e tanta paz nessa decisão.
Cita texto de Eclesiastes. Recebe oração do Pr. Armando e da igreja, e igreja é informada acerca da ajuda de custo que receberá durante adaptação em Brasília.
Pr. Jose Edson citou o exemplo de Jó antes de convocar a igreja às ofertas ao som de Unidade e Diversidade de Guilherme Keer e Jorge Rehder.
Foi apresentado então uma espécie de continuação do teatro da semana passada, dessa vez sobre partilha em Pequeno Grupo. Mais uma vez o bom humor esteve presente, e a peça prometeu continuação.

Armando subiu novamente ao palco e citou os acessos ao site da igreja. Leu Colossences 3:12-17. Falou sobre o MAPA, cada letra um significado (Meditar, Abrir, Planejar e Avaliar) para situar quem estava visitando a igreja, por sinal neste domingo, vários visitantes... Recapitulou a prática pessoal de meditar, que não é uma forma de auto ajuda, como no ioga. Lembrou que a função do mestre é estimular pessoas a aprenderem por si mesma.
A despeito de termos o Espírito Santo, somos humanos e as vezes falhamos na interpretação. A bênção vem quando se reparte, reproduz... Tiago 5:16 diz que "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz."

Armando falou que o estresse, doença moderna que não é facilmente diagnosticado pelos exames médicos, é ocasionada pela falta dos dons espirituais. Armando citou o dom de discernimento e foi enfático ao afirmar que oração no monte não muda caráter.
Sobre parceiros de oração. (Prestação de contas) a bíblia orienta em Eclesiastes 4:9-10 que "É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!"

Em Hebreus 10:24 "E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras."
Provérbios 15:22 diz que "Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros."

Armando recomendou que é melhor não falar, do que dar conselhos vazios do tipo: "Quando casar sara..." Falou que Pequeno Grupo funciona como um divã divino. E que o Celebrando a Restauração - CR é pra todos nós. Não apenas para bandido...
Somos humanos e temos a tendência de manter segredo num sentido de manter a reputação. Quanto a isso Armando disse que é melhor ser um pecador assumido do que um santo presunçoso. Após leu o texto de Jeremias 14:7-9.

Em nossas vidas, o lugar mais importante deve ser do Senhor Jesus. Citou Jacó, o carrapato de Deus. O mestre é o que provoca no outro o desejo de aprender. Aprendizado é relacional, não de conteúdo. I João 1:7 diz que "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
Um - Alguns. Pessoal - Relacional. Acima de tudo é preciso saber ouvir. Tiago, 1:19 diz que "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se"

Armando lançou o desafio de fazermos um propósito de encontrar um parceiro de prestação de contas e manter o plano de leitura bíblica. Foi feito o apelo e várias vidas se converteram. Segue esboço:




Segue vídeo com a mensagem completa:

Abrir from IBC Fortaleza on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar