domingo, 11 de janeiro de 2015

Série MAPA: Círculo de Aprendizagem

Na tarde e noite deste 11 de janeiro de 2015, estive em mais um culto na Igreja Batista Central de Fortaleza. Faz 3 anos que visitei a IBC pela primeira vez, igreja que aprendi a amar e a qual me tornei membro.

Após perceber muita movimentação no estacionamento, deixei o Sahel no Geração Futuro e fui à tenda ainda há tempo de ouvir o Arte e Celebração ministrar Jesus é o Centro de Israel Houghton, música que já foi gravada em português pelo Davi Sacer.
Daniel de Matos conduziu um momento de oração, intercedendo inclusive pela cirurgia no coração do João, pedindo especialmente pelo conforto à família. Daniel aproveitou a oportunidade para testemunhar acerca do retiro de adolescentes que teve o tema: Yeshua: O verbo se fez carne. Em seguida, vimos um vídeo com o relatos dos próprios adolescentes. Em seguida, foi exibido um vídeo de um garoto colocando cartazes pela igreja, procurando voluntários para o GF. Muito criativo esse pessoal!


Então, o Pr. José Edson subiu ao púlpito e reforçou o convite. Posteriormente leu uma série de versículos: Genesis 12:1, 4, enfatizando que é preciso ter uma fé obediente; Gênesis 14:20 alertando que precisamos ter uma fé que demonstre gratidão; e Genesis 17:2-3, 10, 26 concluindo que devemos ter uma fé que não procrastina. As ofertas foram recolhidas ao som do clássico louvor Muitos virão te adorar, ou De Todas as Tribos de Guilherme Kerr.
Antes da mensagem, ouvimos a linda canção Livro Santo de Hélvio Sodré, cantor brasileiro de rock alternativo, ainda pouco conhecido. Segue trecho de Livro Santo de Hélvio Sodré, na voz de Daniel Almeida:


O Pr. Armando leu o texto de Romanos 12:1-2 e deixou claro que não é justo sonegar aquilo que Deus fala ao coração do líder da congregação, como algo exclusivo dos pastores e lideres. É como se o pastor fosse uma mina, uma fonte, sendo que temos em nossas casas, livre acesso a palavra de Deus, que é uma mina e uma fonte que não para de jorrar. Muitos líderes fazem as pessoas acharem que são a fonte, a mina de onde jorra a palavra de Deus.
O Pr. citou o Espírito Santo prometido em Joel 2 e João Batista dizia que importava que Jesus crescesse e ele diminuísse. João 3:30. É necessário devolver o sacerdócio à cada pessoa, pois cada um individualmente, deve buscar a palavra. Nela está a chave da felicidade. A prosperidade que há no contentamento. O alimento que dá vida. A prova e função do Espírito em nós.

Armando foi incisivo ao afirmar que a Escola Bíblica dominical é coisa do passado. A Bíblia é nosso mapa diário. Ela não revela apenas quem Deus é, mas quem nós somos, de onde viemos e pra onde vamos. Ao citar um momento com seus netos, o Pr. cita o desenho da Dora Aventureira, que apresenta o Mapa. Um vídeo com um trecho do desenho foi exibido...

Armando citou que o "como" atrapalha o "o que". Pois sabemos o que fazer, mas não sabemos como. Como ler, ouvir, compreender e compartilhar? Como tornar a bíblia seu mapa?. Responsabilidade pessoal, não pode ser transferida ao pastor, ao líder, ao professor. Devemos desejar como uma criança recém nascida, conforme 1 Pedro 2:2.
Desde o Eden transferimos a responsabilidade, quando ela é nossa. No entanto, o aprendizado é relacional. Nem tudo, toda hora, todo tempo... Foi apresentado o circulo de aprendizagem. Cronos x Kairos. Tempo do homem x tempo de Deus. Gálatas 4:4 fala acerca da plenitude dos tempos.

O Kairós de Deus é um evento bom ou ruim, favorável ou desfavorável. Foi disponibilizado um momento para compartilhar com quem está ao lado sobre algo que marcou sua vida neste ano. Em seguida Armando falou o principal da mensagem desta noite: Kairos de Deus é uma intervenção divina na história. Uma visitação divina. Deus é soberano. Nada acontece sem a permissão divina. Assim, Deus usa circunstâncias da vida pra dizer que nos ama. Exemplifica que pra ter medo de um raio, não precisa que quatro banhistas morram numa praia...

Pra encerrar, teve o apelo e cantamos Não posso te deixar de Kleber Lucas.

Segue vídeo com a mensagem:
Série Mapa - Círculo de Aprendizagem from IBC Fortaleza on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar