sábado, 31 de janeiro de 2015

Treino de orientação e filiação a CODL


Na manhã deste 31 de janeiro de 2015, estive numa oficina/treino de orientação oferecido pelo Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL) no Campus do Pìci da UFC.
Teve de início a parte teórica do esporte, com explicações técnicas fornecidas pelo João Torres. Foi falado que orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Apesar da falta de energia, vimos um pouco do histórico do esporte e depois na lousa, foram dadas mais orientações básicas e as regras do esporte.
Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. Então passamos um tempo recebendo orientação sobre bússola e sobre mapa. O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.
O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.
Tivemos então a oportunidade de desfrutarmos de uma prova prática pelo Campus do Pici. No final, houve um lanche de confraternização e pude então me filiar ao Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL), até por ser o novato "mais experiente". Será um prazer fazer parte de um grupo que está focado em melhorar os resultados neste ano e poder me viciar neste esporte que combina bastante comigo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar