quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Whiplash – Em Busca da Perfeição

Na tarde do dia 12 de fevereiro de 2015, fui com o Márcio ver Whiplash – Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014) de Damien Chazelle com toda a qualidade que o Cinema do Dragão tem a oferecer.
O filme é simplesmente arrebatador. Filmado em apenas 20 dias, acompanhamos o solitário Andrew (Miles Teller, que toca bateria desde os 15 anos, mas que ficou com bolhas nas mãos devido ao estilo vigoroso, não convencional da bateria de jazz) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria.

Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), professor reconhecido tanto por sua capacidade como instrutor quanto por seus métodos terríveis, é o regente da melhor banda de jazz da escola. Fletcher descobre Andrew e transfere o aspirante a baterista para a sua banda, mudando para sempre a vida do rapaz. A paixão de Andrew por atingir a perfeição rapidamente se converte em uma obsessão, enquanto seu professor implacável continua a pressioná-lo ao limite da sua capacidade — e da sua sanidade.
Ao entrar para orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

Um bom baterista não é aquele que faz solos mirabolantes: é aquele que consegue tocar no tempo exato da música. O filme é indispensável para quem é músico, já recomendei para aqueles que conheço. O filme define bem a diferença entre o que é obsessão e o que é perfeição, à ponto do jovem largar aquela que provavelmente seria o grande amor de sua vida, em detrimento de sua carreira musical.

Cativou-me muito no filme a proximidade de Andrew com seu pai. Ver o jovem encontrar porto seguro no seu pai, me fez viajar para o futuro e me ver ao lado do meu filho, numa sessão cinematográfica que irá nos proporcionar o prazer de ver um filme na tela grande na companhia um do outro.

No Festival de Sundance 2014, venceu Melhor Filme de acordo com o público e Melhor Diretor. Baseado no curta ganhador do Prêmio do Júri para Curta-Metragens no Festival de Sundance em 2013. Parte do filme é baseado na experiência do diretor e roteirista Damien Chazelle como integrante de banda no ensino médio. Em um P & R, depois de uma exibição, Chazelle afirmou que foi intimidado por instrutor de banda.

Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (J.K.Simmons), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som. Imperdível e com uma trilha sonora marcante. Nota: 10,0/10,0 - ★★★★★

Confira o espetacular trailer de Whiplash – Em Busca da Perfeição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar