segunda-feira, 27 de abril de 2015

Casa Grande

Poster de CASA GRANDE (2014) de Fellipe Barbosa
Na noite do dia 27 de abril de 2015, após um longo dia de trabalho no Crato, fui com o Luiz Carlos ao Cariri Garden jantar e ver o filme Casa Grande (2014), de Fellipe Barbosa, no Orient Cinemas. A cena inicial do filme, com uma câmera estática na frente de uma mansão, enquanto os créditos iniciais são exibidos, já deixa claro que estamos diante de uma obra cinematográfica diferente. É cinema nacional de alta qualidade, digno de ser apreciado pelo grande público, por seu conteúdo atual e com um humor digno de aplausos.
No longa, conhecemos Jean (Thales Cavalcanti), um adolescente da alta sociedade que busca escapar da superproteção dos pais, que estão falindo, situação que os faz demitir empregados enquanto que Jean tem que confrontar as contradições da casa grande, nome inspirado na obra de Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala (1933) por abordar com maestria a questão da crise financeira e a diferença entre classes. Os coadjuvantes estão muito bem em cena, especialmente a empregada Rita (Clarissa Pinheiro) e a namorada de Jean, Luiza (Amanda Amaya).
O elenco jovem de CASA GRANDE (2014), de Felipe Barbosa
Suzana Pires e Marcello Novaes interpretam com muito carisma e veracidade os pais de Jean, membros da alta burguesia carioca e que levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vemos o processo de falência evoluindo, com a câmera sempre bem posicionada mostrando a evolução da derrocada da família. Eles, os pais, são superprotetores e não comentam com os filhos sobre os problemas financeiros enfrentados. Para se manter, o casal corta despesas e Jean, que só se preocupava com garotas e vestibular, começa a enfrentar a realidade, tendo por exemplo que ir pra escola de ônibus quando seu motorista particular é demitido.

O roteirista e diretor Fellipe Barbosa se baseou na própria história de vida para escrever a trama, sendo bem crível e palpável aquilo que está sendo mostrado em tela, especialmente em virtude da atual crise enfrentada por nosso país. A questão das cotas para negros também é muito abordada no filme, com interessantes diálogos sobre o tema. Algumas das cenas foram filmadas na escola particular São Bento, no Rio de Janeiro, famosa por só aceitar meninos. O diretor Fellipe Barbosa estudou lá. O elenco jovem foi escolhido no colégio, incluindo o protagonista. Alunos e professores da instituição interpretaram a si mesmos na produção. Excelente filme de estreia, apresentando um talento que se for bem lapidado certamente será em breve um dos grandes diretores de cinema do país.

O filme integrou a programação do Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda, em 2014, foi exibido no Festival do Rio de 2014 e no Festival de Paulínia 2014, onde ganhou os seguintes prêmios: Melhor roteiro, melhor ator coadjuvante para Marcello Novaes, melhor atriz coadjuvante para Clarissa Pinheiro e o prêmio Especial do Júri para o diretor Fellipe Barbosa. Já no Festival de Palmares, em Toulouse, ganhou 3 prêmios: Prêmio de público, prêmio de crítica internacional (FIPRESCI) e prêmio de crítica francesa.

FICHA TÉCNICA
Casa Grande
Estreia: 16/04/2015
Gênero: Drama
Duração: 114 min.
Origem: Brasil
Direção: Fellipe Barbosa
Roteiro: Fellipe Barbosa
Distribuidor: Imovision
Classificação: 14 anos
Ano: 2014

Veja o trailer de Casa Grande:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar