quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Homem Irracional


Na noite deste 2 de setembro de 2015, fui com o Márcio Oliveira do Callango Nerd ver a comédia dramática Homem Irracional (Irrational Man, 2015) de Woody Allen, mais uma comédia dramática repleta de questões filosóficas que tanto impressionam os fãs desse cineasta e afastam ainda mais os detratores que o odeiam, devido seu estilo peculiar.

 


O filme acompanha a história de Abe (Joaquim Phoenix), um professor de filosofia que em meio a uma crise existencial, descobre novamente a vontade de viver. Ele volta a dar aulas em uma pequena cidade, gerando comentários na comunidade acadêmica. Ele acaba por se envolver com duas mulheres. Uma delas é Rita (Parker Pousev), uma professora casada que tenta ter um caso com ele e Jill (Emma Stone), sua melhor aluna que se aproxima dele devido ao fascínio que sente pelo seu intelecto, além da tristeza que sempre carrega consigo. Apesar de mostrar sinais de desequilíbrio mental, a fascinação de Jill por ele só cresce.



A vida começa a melhorar para Abe quando, numa ida à lanchonete com Jill, ouve a conversa de uma desconhecida sobre a perda da guarda do filho devido à uma decisão do juiz Spangler (Tom Kemp). Abe logo começa a idealizar o assassinato de Spangler e como, por ser um completo desconhecido, jamais seria descoberto. Esse fato desencadeia uma série de eventos que afetará também Jill e Rita para sempre. Chama atenção as gargalhadas que o filme proporciona na plateia, apesar do humor negro.


 


Vemos no longa algumas ideias já abordadas por Allen em outros filmes, como a possibilidade de realizar o crime perfeito, a fixação de uma jovem pelo seu mentor. O filme contêm também citações a Kant, Simone de Beauvoir e Sartre e uma abordagem coerente sobre a questão do livre arbítrio. O desfecho pode desagradar alguns, mas vemos ali muito do acaso e da sorte que tanto são utilizados pelo diretor.




Confira o trailer de Homem Irracional:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar