terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ponte dos Espiões


Na noite deste 27 de outubro de 2015, fui com o Jorge Dias ver o drama Ponte dos Espiões (Bridge of Spies, 2015) de Steven Spielberg, que embora seja interessante, falha ao focar muito nos diálogos e fraquejar nos momentos de maior tensão, sendo extremamente didático, ao ponto de dar sono...

O filme se passa em plena Guerra Fria (1945 - 1989), quando o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel pelo piloto Francis Gary Powers, cujo avião espião U-2 foi abatido pelo governo soviético e de quem a história se baseia. 

Chama a atenção o fato do advogado James Donovan dar uma defesa digna a seu cliente espião, a quem recebeu a missão por mera conveniência. Ao tentar inocentá-lo, conquista sua confiança e se mostra um profissional digno e de certa forma raro nessa profissão.

O roteiro foi escrito por Matt Charman em parceria com os irmãos Ethan e Joel Coen. O título do filme faz referência a uma ponte que ligava a antiga Berlim Ocidental como o centro da cidade de Potsdam, anteriormente sob o controle da Alemanha Oriental. O apelido "Ponte de Espiões" surgiu nos anos 60 por conta de agências de inteligência americana e soviética, que faziam trocas de prisioneiros em sua área.

Veja o trailer de Ponte dos Espiões:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar