quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Viver é Fácil Com os Olhos Fechados

Na noite do dia 25 de novembro de 2015, após a festa de encerramento da escola do Sahel, fui ao Cinépolis do Rio Mar Fortaleza ver o drama Viver é Fácil Com os Olhos Fechados (Vivir es Fácil con los Ojos Cerrados, Espanha, 2013) de David Trueba, baseado numa reportagem do jornal El País, exibida logo no início do filme, drama espanhol , explora com uma sensibilidade fora do comum, a saga de um fã dos Beatles ao encontro de John Lennon.

O fã em questão é professor Antonio (Javier Cámara) um sujeito comum, que usa as músicas dos Beatles para ensinar inglês aos seus alunos na Espanha em 1966, em plena ditadura de Franco. Quando ele descobre que o líder da banda, John Lennon vai visitar a província da Almería para as filmagens de Como Eu Ganhei a Guerra (How I won the war, 1967) de Richard Lester e fica animado para conhecê-lo.
Antonio decide então, partir numa viagem para realização de um sonho e no meio do caminho ele dá carona para dois jovens em fuga, que estão procurando um novo sentido na vida: Juanjo (Francesc Colomer), menino mais velho de uma família com seis irmãos, filho de policial, que é ameaçado pelo pai por não querer cortar o cabelo e Belén (Natalia de Molina), uma garota que engravidou e foi mandada pela família para um convento que abriga jovens durante a gravidez e depois as devolve às famílias, ficando com os bebês, como se nada tivesse acontecido.

Embora as trajetórias de Juanjo e Belém sejam bem interessantes, elas não são aprofundadas, pois o viés é a realização do sonho de Antonio e a ajuda que ele oferece aos dois jovens numa fase crucial de suas vidas. Também não é um filme sobre John Lennon, mas de sua influência nas pessoas.

Título do longa é baseado no trecho da canção Strawberry Fields Forever, dos Beatles. A produção venceu os pêmios de Melhor Filme, Roteiro Original, Diretor, Ator (Javier Cámara) e Atriz (Natalia de Molina) no Goya Awards 2014, o “Oscar” do cinema espanhol e foi o candidato da Espanha ao Oscar 2015 de melhor filme estrangeiro.

Segue o trailer de Viver é Fácil Com os Olhos Fechados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar