quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Os 15 melhores filmes visto no cinema em 2015

Eu gosto de lista de filmes! Eles acabam sendo uma boa lista de recomendação. Todos os anos, faço uma postagem com os "melhores filmes", na minha opinião, dos filmes que vi no cinema. Este ano, elenquei 15 filmes que me tocaram, me emocionaram e me fizeram feliz na sala escura quando subiram os créditos finais.

Gosto cada um tem o seu. Dizem que não se discute... Mas como é bom discutir sobre filmes... Nesse ano vi 132 filmes no cinema. Meu recorde pessoal. O anterior era 124, alcançados coincidentemente em três anos: 2006, 2007 e 2014. Vi a maioria dos filmes nos cinemas da rede UCI do Shopping Iguatemi, mas destaco o incremento da rede de cinemas de Fortaleza, com a vinda do Grupo Cinépolis, especialmente com as salas do Shopping Rio Mar.

Conheci uma das salas do Kinoplex do Shopping Maceió e do belíssimo e futurista Cinesystem do Parque Shopping Maceió, e retornei no Estação Botafogo, onde vi inclusive o excelente Woody Allen: Um Documentário.

Segue lista, na ordem que os filmes foram vistos no cinema, e não por ordem de preferência:


1. Livre (Wild, 2014) de Jean-Marc Vallée
Com uma trilha sonora de alta qualidade, este road movie com Reese Witherspoon interpretando Cheryl Strayed, me cativou pela jornada pessoal da mulher que enfrentou seus traumas enquanto caminhava sozinha numa trilha de 4.200 Km pela Pacific Crest Trail. Excelente filme sobre perseverança e autodescoberta. Vi na Sala 02 do UCI Iguatemi com a Mariana.
2. Invencível (Unbroken, 2014) de Angelina Jolie.
Biografia do atleta olímpico Louis Zamperini, que sofreu ao ponto de passar 47 dias à deriva e no meio do sofrimento fez a promessa de que se sobrevivesse, dedicaria sua vida ao serviço de Deus. Zamperini se tornou um devoto seguidor de Jesus Cristo e inclusive perdoou todos aqueles que o machucaram, enquanto foi mantido prisioneiro. Extremamente emocionante e com uma fotografia belíssima. Vi na Sala 09 do UCI Iguatemi com a Mariana.


3. Whiplash - Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014) de Damien Chazelle
Filme arrebatador. Vi com o Márcio do Callango Nerd, no som perfeito da Sala 2 do Cinema do Dragão do Mar. Miles Teller e JK Simmons dão um show em cena, representando o aluno e o mestre. Quem é músico, precisa ver esse filme. O filme define bem a diferença entre o que é obsessão e o que é perfeição. Uma cena em particular mexeu comigo, quando pai e filho vão a uma sessão de cinema. Me imaginei idoso, indo para uma sessão cinematográfica com meu filho.


4. A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014) de James Marsh
Mais uma biografia na minha lista, dessa vez do grande Stephen Hawking, baseado no livro de memórias Travelling to Infinity: My Life with Stephen, de Jane Hawking. Atuação de Eddie Redmayne está magnífica. Trata-se de um filme extremamente humano, especialmente quando aborda um triângulo amoroso. Vi com o Márcio do Callango Nerd na Sala 02 do UCI Iguatemi.


5. Para Sempre Alice (Still Alice, 2014) de Richard Glatzer e Wash Westmoreland
Mais uma adaptação literária em minha lista, filme que rendeu merecidamente a Julianne Moore o Oscar de Melhor Atriz, aborda com singeleza a questão do mal de Alzheimer e a destruição da mente provocada na mente das pessoas diagnosticadas com esse mal. Deve ser visto por médicos, pacientes e especialmente familiares de pacientes dessa doença. Vi com o Márcio do Callango Nerd, o Sidney Markus e o Marcos Barbosa na Sala VIP 4 do Cinépolis Rio Mar, no lançamento do Cinema de Arte.


6. Velozes e Furiosos 7 (Furious 7, 2015), de James Wan
Acompanho a franquia, mas não me considero fã. O filme emocionou o público pela cena de despedida digna ao ator Paul Walker falecido após as filmagens. Sabe aqueles filmes mentirosos? Pois é, alguns são bem bacanas e divertidos! Não foi à toa que fez um enorme sucesso de público e se tornou uma das maiores bilheterias do mundo. Vi na Sala 8 (IMAX) do UCI Iguatemi com meu tio José Fernando.


7.  Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015) de George Miller.
Já é apontado por alguns críticos como o melhor filme do ano. Trata-se da grande surpresa, afinal ninguém esperava perder o fôlego com esta continuação da franquia Mad Max, que mergulha na loucura do ser humano de modo crível e visceral, com fabulosas cenas de ação e muito bom uso das três dimensões. Uma ópera de entretenimento com conteúdo. Vi com o Márcio do Callango Nerd na Sala 8 (IMAX) do UCI Iguatemi.


O cinema cristão tem conquistado um relativo espaço no circuito, com filmes sendo lançado inclusive no circuito comercial. Metanóia produzido pela 4U Films e pela Cia Jeová Nissi, aborda o tema das drogas de maneira sincera e verdadeira, apontando uma esperança para quem lida com esse tipo de situação. As lágrimas rolaram no meu rosto quando Até que a casa esteja cheia de Rodolfo Abrantes toca nos créditos finais.Vi com a Mariana, na Sala 5 do UCI Parangaba.


9. Divertida Mente (Inside Out, 2015) de Pete Docter
Sem dúvidas, a melhor animação do ano. Obra-prima da Pixar, que literalmente entra na mente de uma criança, expondo seus sentimentos de maneira extremamente criativa e cativante. O filme emociona, diverte e é recomendado para todas as idades. Vi duas vezes no cinema! Ambas na Sala 10 do UCI Iguatemi, uma com o Sahel e outra com ele e a Sara.


10. Que Horas Ela Volta? (2015) de Anna Muylaert

Melhor filme do ano! Pelo menos o que mais mexeu comigo. O longa narra a trajetória da empregada doméstica interpretada com maestria pela surpreendente Regina Casé. Do mesmo naipe dos excelentes O Som ao Redor (2013) de Kleber Mendonça Filho e do recente Casa Grande (2014) de Fellipe Barbosa, que vi numa das salas do ORIENT Cinemas Cariri Garden Shopping em Juazeiro do Norte/CE e que por pouco não entrou nessa lista. O filme trata de maneira indireta sobre política e dos últimos governos que passaram a dar oportunidades ao menos favorecidos, causando o furor da alta sociedade que adora bater em panelas quando não costumam sequer ter o trabalho de lavá-las. Me senti uma Jéssica! Torci para que ele fosse indicado ao Oscar... Vi duas vezes no cinema! A primeira na Sala 11 do UCI Iguatemi com a Mariana e o Izahel. A segunda, na Sala 04 do UCI Iguatemi com a D. Sâmia, a tia Lourdinha e a Sara.


11. Você Acredita? (Dou You Believe?, 2014) de Jonathan M. Gunn
Mais um filme cristão na minha lista, que mostra o agir de Deus na vida de um grupo de pessoas, em torno da mensagem da cruz, no estilo de Crash - No Limite (Crash, 2004) de Paul Haggis. Vi no dia do meu aniversário, com os irmãos do Grupo de Relacionamento na Sala 10 do UCI Iguatemi. Não tive como conter as lágrimas ouvindo a canção Acredito (We Believe) de Leonardo Gonçalves nos créditos finais. Estavam comigo: Mariana, Pedro Sahel, Luca Izahel, Josias, Cristiane, Douglas, Karina, Afonso, Glauciane e Marcos Barbosa.

12. Perdido em Marte (The Martian, 2015) de Ridley Scott
Me diverti muito com meu filho, vendo o filme do Buzz Lightyear, que vira um pirata plantando batata em Marte e depois o Homem de Ferro no espaço! Sou fã do Matt Damon e do Ridley Scott e gosto desse tipo de filme,  que te joga pra cima, te enche de esperança. Trilha sonora marcante e elenco extremamente competente. Vi na Sala 02 do UCI Iguatemi com o Pedro Sahel.

13. A Travessia (The Walk, 2015) de Robert Zemecks

Contada como uma fábula pelo próprio Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), que costuma estar nas minhas listas) vemos como ele conseguiu realizar uma travessia ilegal sobre cabo no imenso vazio entre as torres do World Trade Center. Os efeitos tridimensionais estão bacanas, e apesar da dublagem, o filme entra na minha lista. Vi com o Geovane Coelho na Sala 8 (IMAX) do UCI Iguatemi.

14. Os 33 (The 33, 2015) de Patricia Riggen)
Drama real dos mineiros chilenos que sobreviveram após passarem 69 dias soterrados. O estranho do filme é o fato dele ser falado em inglês, mas ainda sabendo o final da história, o filme conseguiu me emocionar. O filme acerta em cheio ao abordar os conflitos existentes no grupo, a questão do vício nas bebidas, a exploração financeira e midiática em torno da tragédia, e especialmente o viés político. Vi com o Saulo na Sala 07 do UCI Iguatemi.

15. Quarto de Guerra (War Room, 2015) de Alex Kendrick
Mais um excelente filme dos irmãos Kendrick, abordando problemas conjugais, relação pais e filhos, a influência cristã na transformação de vidas, através da arma de guerra mais poderosa, a oração. mensagem central do filme é baseada no texto bíblico de 2 Crônicas 7:14 que diz: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céu, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Vi com a Mariana, Pedro Sahel e Luca Izahel; Josias, Cristiane, Luisa, Jorge, Mirlene, Emerson, Leydianne, Benjamin, Douglas e Karina na Sala 8 do Cinépolis Rio Mar.

Como de costume, faço menções honrosas a filmes que por pouco não integraram esta lista, mas que merecem ser visto por aqueles que aceitam minhas recomendações. São eles:

A animação ganhadora do Oscar 2015 Operação Big Hero 3D que é altamente divertida. O drama Não Olhe Para Trás que é comovente e tem uma bela atuação do Al Pacino. O excelente Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros que vi duas vezes, sendo uma em 4DX e nos remete ao clássico filme de dinossauros Jurassic Park (1994). A animação da história clássica O Pequeno Príncipe  que é cativante. O fantástico Expresso do Amanhã que foi uma grata surpresa. A animação Hotel Transilvânia 2 que é extremamente empolgante. O filme concerto Roger Waters The Wall que apresentou o Pink Floyd na telona. O alucinante Horas de Desespero que quase me deixou sem fôlego, e o nacional Operações Especiais que é um novo Tropa de Elite, com a Cléo Pires de protagonista. Prepare a pipoca e bons filmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar