domingo, 23 de abril de 2017

2ª Etapa do XIII CCO - Graça Ellert / XI Troféu Fortaleza de Orientação

Neste 23 de abril de 2017, estive participando da 2ª Etapa do XIII CCO - Graça Ellert / XI Troféu Fortaleza de Orientação, realizado na Fazenda Trapiá em Maranguape/CE, e muito bem organizado pelo Clube de Orientação Fortaleza, que tão bem divulgou a etapa nas redes sociais, esta prova que valeu pelo campeonato cearense. Destaco os vídeos pré prova que foram lançados e que iam nos dando o gostinho do que seria proporcionado na prova.

Cheguei cedo ao local e fiquei na mesa do clube para distribuir os Sicards dos atletas e vender os prendedores de Sicard e Bússola, que proporcionaram ao CODL arrecadar fundos que serão direcionados a FECORI para honrar os compromissos financeiros. Estaremos com ações similares em cada prova de orientação, não visando o lucro, mas contribuindo com a Federação, uma vez que nenhum de nossos atletas assumiu o compromisso mensal de se tornar um colaborador efetivo.

O dia estava quente, mas no percurso foram disponibilizados pontos de água, embora só os tenha encontrado no início e no final da prova. Destaco o delicioso lanche servido após a corrida, nada como um inesperado suco de acerola e um sanduíche para repôr as energias gastas na prova. Isso sem falar das tradicionais frutas e água... Também recebi medalha de participação, mesmo não estando mais numa categoria novato! (Eu gosto de medalhas e as coleciono! Sempre que me fornecerem, receberei!)
A prova se destacou também pelo belo percurso, privilegiado pela beleza do local, especialmente depois do período chuvoso. Açúdes cheios, caminhos de água, belos riachos não faltaram no percurso, assim como muita lama! A vontade que dava era de parar para tomar um banho refrescante... Mas como valia pontos para o campeonato, e considerando que fiquei em 8º da minha categoria na 1ª etapa, estava disposto a não cometer erros e assim fazer uma boa pontuação para entrar definitivamente na briga pelo título. Ainda faltam 5 etapas e muita água pra passar debaixo dessa ponte...

Consegui completar a prova em 58 minutos e 26 segundos, o que me permitiu ser o vencedor da disputada categoria Homens Adulto Bravo, além de poder dar uma boa pontuação ao Clube no Troféu que estava em disputa. Foram poucos os momentos de desorientação, correndo sempre pautado pela carta e sabendo qual o melhor caminho a percorrer, apesar de algumas dúvidas aqui e ali...

Devo esta vitória ao grau de concentração e foco que estava, além da determinação de errar o mínimo possível, escolhendo sempre as melhores rotas. Na largada, uma diferença crucial: o ponto de partida um pouco à frente do ponto de largada, o que estava devidamente informado no Brienfing eletrônico do boletim divulgado antes da prova. Essa mudança exigiu preparo físico no início da prova, que contou com 20 pontos de controle, alguns inclusive pertinho um do outro, o que exigiu alto nível de concentração. Aquela volta final, passando perto da linha de chegada, também foi interessante.

A nota triste, foi o acidente ocorrido com a atleta Taysa, que sofreu um corte no rosto, tendo que levar seis pontos. Culpa de uma linha de cerca elevada que segundo a atleta não estava sinalizada. Mas pelo que vimos, a atleta foi rapidamente socorrida, destacando a importância da necessidade de apoio médico nas provas. E certamente o sorriso da Taysa que já era lindo, ficará ainda mais com as marcas da orientação em seu rosto. Como diria o Coringa: Vamos colocar um sorriso nesse rosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar