quarta-feira, 24 de maio de 2017

Dia Mundial da Orientação 2017

Na manhã deste 24 de maio de 2017, atendendo aos apelos da Federação Internacional de Orientação (IOF), e o direcionamento da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). e da Federação Cearense de Orientação (FECORI), estivemos ministrando uma breve palestra acerca do esporte orientação na Escola André Barros, no bairro Mucuripe, em Fortaleza/CE.

A IOF incentivou a nível mundial, a realização de atividades relacionadas ao Dia Mundial da Orientação, inclusive disponibilizando o site http://worldorienteeringday.com/ para registro dos eventos, a serem realizados principalmente em escolas e voltado especialmente para crianças, com o objetivo de tornar o esporte mais conhecido.

Foi solicitado o apoio da escola André Barros, para realizarmos uma breve apresentação do esporte a 50 crianças que estudam no turno da manhã (da pré escola ao 2º ano do ensino fundamental), e uma atividade lúdica (Jogo da Memória) com itens relacionados a orientação (sinalética coluna D), ou seja símbolos utilizados nos mapas da orientação, que representam um terreno geográfico. 



Foi uma atividade educativa e instrutiva. Com a bússola, descobrimos o Norte e onde ficavam os demais pontos cardeais. As crianças demonstraram interesse e satisfação em conhecer o esporte. Alguns demonstraram ter inclusive aptidão para o esporte.

O esporte praticado pelo atleta Pedro Sahel do Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL), aluno da escola, despertou o interesse das crianças, que o viram trajado com a roupa que usa nas competições, de acordo com as regras do esporte, bem como com as medalhas e troféus conquistados, e alguns dos mapas utilizados, além do jogo da memória que serviu para interação com os demais alunos, numa dinâmica simples e rápida, que contribuiu para a divulgação do esporte orientação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar