sábado, 13 de maio de 2017

O Dia do Atentado


Drama documental baseado em fatos reais, O Dia do Atentado (Patriots Day, Hong Kong/EUA, 2016), de Peter Berg apesar de ser patriota, como muitos filmes americanos, emociona ao mostrar a história real da série de atentados terroristas ocorridos durante a Maratona de Boston em 2013 de forma orgânica e multifocal, exaltando o poder do amor para vencermos o mal.

Em sua essência o longa lembra um pouco o recente Horizonte Profundo – Desastre no Golfo, do mesmo diretor e também conta com Wahlberg no elenco. Percebe-se que ele tem produzido muito esse tipo de filme. A trama é centrada nos incidentes ocorridos durante a Maratona de Boston do ano de 2013, evento que reúne milhares de pessoas e que foi palco de um ato terrorista, quando dois jovens explodiram bombas, matando algumas vítimas e deixando outras com sequelas graves, inclusive com amputamento de membros inferiores.

O filme aborda como um grupo formado pelo Sargento da Polícia Tommy Saunders (Mark Wahlberg), o Agente Especial Richard Deslauries (Kevin Bacon), o Comissário da Polícia Ed Davis (John Goodman), o Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) que junto com bravos sobreviventes se uniram para identificar e capturar os responsáveis pelo ato terrorista, antes que eles pudessem fazer novas vítimas. A cena do centro de comando, onde o suspeito de boné branco é identificado e os passos deles são perseguidos com a ajuda de Tommy é sensacional.

O grande mérito do filme é ele ter uma abordagem múltipla. Ele apresenta cada personagem de forma coesa, nas horas que antecedem o evento, demonstrando como está o relacionamento de Tommy com sua esposa Carol Saunders (Michelle Monaghan) e os problemas físicos enfrentados por ele, especialmente em seu joelho, Mas o destaque não é só para o personagem de Wahlberg, cada coadjuvante, inclusive os vilões da triste realidade são bem apresentados em suas rotinas. O roteiro está coerente e somos informados o tempo todo onde estamos na linha de tempo. Os atos estão bem divididos também antes das explosões, procura por suspeitos e captura dos suspeitos. 

O uso de imagens reais é bem encaixado na trama, aumentando ainda mais a veracidade do que está sendo contado. O filme não esconde as falhas ocorridas no processo de captura dos terroristas mulçumanos, deixando claro que o vilão da história é o mal, que conduz pessoas extremistas a fazerem barbaridades. A polícia apesar do certo despreparo demonstrado em alguns momentos, foi ovacionada pela população após efetuarem a prisão dos envolvidos.

O filme termina mostrando o que aconteceu com os principais envolvidos após o incidente. Os personagens reais surgem, e vemos como os atores foram bem em seus papéis. A Boston Forte, acaba também sendo representada no filme, de modo que um incidente trágico serviu para unir uma comunidade. Desde já, deixo minha sugestão para Peter Berg dirigir um longa sobre o trágico acidente ocorrido com o avião da Lamia que transportava o time da Chapecoense.


Confira trailer de O Dia do Atentado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar