quinta-feira, 8 de junho de 2017

Paris Pode Esperar


Romance Paris Pode Esperar (Paris Can Wait, EUA, 2016) de Eleanor Coppola, esposa de Francis Ford Coppola, apresenta mais um filme com uma americana pela Europa, envolvida num involuntário caso romântico, num road movie da costa francesa (Cannes) a Paris, num trajeto que deveria demorar cerca de 8 horas (9000 Km), mas leva dois dias, devido a inúmeras paradas para desfrutar dpequenos prazeres, como comer, beber e viajar....
Não se sabe se o argumento é verídico, tamanha a familiaridade da diretora com o ambiente que é proposto pelo filme, o fim do Festival de Cannes. Certamente Eleanor deve ter se baseado nas experiências vividas, afinal ela também assina o roteiro dessa sua estreia nos filmes de ficção. 

O fato é que num momento de decisão de sua vida, Anne (Diane Lane), uma espécie de fotógrafa amadora, que já está casada há muito tempo com um bem-sucedido produtor de cinema Michael (Alec Baldwin)que a ama muito, embora não tenha tempo para se dedicar à esposa. Durante uma viagem, devido a fortes dores no ouvido Anne decide ir direto a Paris, onde o casal passaria férias, ao invés de acompanhar o marido numa missão profissional em Budapeste. É quando ela aceita a companhia do sócio de seu marido Jacques Clément (Arnaud Viard), que está indo a Paris de carro e acaba embarcando numa inesperada viagem, no trajeto de Cannes até Paris, que pode resignificar toda sua vida. 

O trajeto deveria demorar poucas horas, mas ao longo de várias paradas, eles passam a se conhecer melhor enquanto apreciam as paisagens francesas. O filme é altamente romântico, pois o personagem de Viard é um galanteador, inclusive fletando com várias mulheres ao longa da viagem. A companhia de um cavalheiro, bon vivant faz com que Anne tenha sua autoestima elevada e recupere inclusive a alegria de viver. Acompanhamos essa  jornada de descoberta, incluindo vistas pitorescas, ótima gastronomia e vinhos, humor, sabedoria e muito mais.

O agradável do filme é que ele é despretensioso e cativa o público belas imagens, um deleite artístico de história, arquitetura e arte e pelo festival gastronômico que oferece na tela. A fotografia se destaca mais que o roteiro que vai nos conduzindo a um fim que me constrangeu, por perceber que com o passar dos anos deixei aos poucos de ser romântico.

Assista ao trailer de Paris Pode Esperar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar