domingo, 30 de julho de 2017

Seleção da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo - SEAS 2017


Neste domingo, 30 de julho de 2017, realizei a prova objetiva para o cargo de Socioeducador - Masculino em Fortaleza, na Seleção da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo - SEAS 2017, que estava prevista para ser realizada dia 16 de julho, mas teve sua data adiada após dois períodos de prorrogação de inscrição.



O edital lançado em abril, não teve tanta adesão de interessados, talvez pelo receio das pessoas em trabalharem numa área de risco que talvez seja lidar com menores infratores. Eu mesmo conheço várias pessoas que dispensaram este edital. Foram 7652 inscritos para 979 vagas. No meu cargo, apenas 2589 concorrendo as 530 vagas. O adiamento da prova, me fez perder a quarta etapa do Campeonato Cearense de Orientação 2017, realizado nesta manhã, mas como tive o pedido de isenção aceito, optei por fazer a prova.



Cheguei ao local de prova (UECE - campus Itaperi) por volta das 8h30 e me deparei ainda com os portões fechados, apesar da recomendação de chegar com uma hora de antecedência. Um multidão se aglomerava em frente aos portões, que felizmente foi aberto em seguida. Só deu tempo mesmo ir ao banheiro e beber uma água para já entrar na sala, pois já estava no horário de início, 9h.


O caderno de prova, continha as 60 questões, conforme dispunha o edital. Devido a pouca adesão de inscritos, diminuíram tanto a necessidade de habilitação categoria B, como a quantidade mínima de acertos das questões, onde o necessário ficou em no mínimo uma questão de cada assunto:

- Direito Constitucional - 05 Questões (Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, e alterações posteriores: Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Capítulo II: Dos Direitos Sociais; Capítulo III: Da Nacionalidade; Título III: Da Organização do Estado; Capítulo I: Da Organização Políticoadministrativa; Capítulo VII: Da Administração Pública; Seção I: Disposições Gerais; Seção II: Dos Servidores Públicos; Título VIII: Da Ordem Social; Capítulo I: Disposição Geral.)

- Direitos Humanos - 10 Questões (O conceito de direitos humanos. A evolução histórica dos Direitos Humanos. Noções gerais sobre Direitos Humanos. Os direitos humanos na Organização das Nações Unidas. Os direitos humanos na Organização dos Estados Americanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos. A natureza jurídica da incorporação de normas internacionais. Regras mínimas das Nações Unidas para proteção de jovens privados de liberdade. Regras mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude – Regras de Beijing. Convenções da ONU sobre os direitos da criança.) 

- Legislação Especial - 15 Questões (Lei Federal nº8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) e suas alterações; Lei Federal nº12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE) e suas alterações; Lei Federal Nº9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e suas alterações.) 

- Tópico Especial - 10 Questões (Adolescência e puberdade: aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Juventude e violência no Brasil. Desigualdades: classe, etnia e gênero. Sistema de garantia de direitos. Mediação, gestão de conflitos e crise.) 

- Regimento Interno das Unidades da SEAS - 20 Questões (O Regimento Interno das Unidades da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), fonte para a elaboração de questões, que foi disponibilizado no endereço eletrônico da Seleção)

Como não pude sair com o caderno de prova. Aguardemos a divulgação do gabarito e do caderno, para se for o caso, elaborar algum recurso e conferir a quantidade de acertos. Aguardar os updates.

UPDATE 31/07/2017: Segue links do Caderno de provas e do Gabarito preliminar. Entrei com recurso contra a questão 33 (do caderno 3). Aguardemos análise.

UPDATE 13/09/2017: Conforme comunicado 59/2017, não obtive pontuação na avaliação de títulos (gastei quase R$ 80,00 autenticando documentos, que foram invalidados pela ausência do Certificado de Nível Médio. Poderia ficar entre os 10 primeiros colocados do concurso, caso somasse os 9 pontos adicionais que teria direito. Agora estou convocado para no dia 19/10/2017, entregar documentos e exames para efeito de contratação..

UPDATE 25/09/2017: Conforme resultado do concurso, divulgado em diário oficial de 22/09/2017, fui aprovado na 232ª colocação. Irei solicitar recolocação, para ir pro final da fila...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar