domingo, 20 de agosto de 2017

5ª Etapa do XIII Campeonato Cearense de Orientação - Graça Ellert



A Federação Cearense de Orientação​, o Clube COqueiro de Orientação e o Grupo Orientistas Lagoa do Jirau ​realizaram neste 20 de agosto de 2017, a 5ª etapa do XIII Campeonato Cearense de Orientação - Graça Ellert​, no município de Caucaia/CE, com concentração numa bela área em frente ao Hotel Vila Galé Cumbuco.


A arbitragem foi realizada pelo Paulo Antônio da Costa Mazulo ​Júnior ​(QAF-54). O horário estabelecido foi plenamente seguido, inclusive com o proposto silêncio necessário para largada. Devo parabenizar a todos os organizadores pela dedicação e empenho em nos oferecer toda uma estrutura num local maravilhoso.


O terreno da competição localiza-se em um dos maiores parques de dunas do estado, preponderando, portando, terreno arenoso com significativas curvas de nível. Inclui-se uma pequena mata de Ciprestes, além de mata nativa própria de tabuleiro. Ainda, deparam-se alguns corpos de água de natureza permanente e sazonal, com pequenas áreas de charcos. Nas dunas, circulam veículos de atração turística tais como os buggys e quadriciclos, em trilhas marcadas por eles próprios, em seu trajeto.

As escalas dos mapas foram 1:10.000 e 1:7.500, todos com equidistância de 5 metros (mapa confeccionado conforme a nova ISOM 2017). O tempo estimado para o vencedor da categoria elite masculina foi de 80 minutos.

Tive problemas no escapamento de meu veículo, de modo que acabei chegando atrasado, perdendo a execução do hino nacional, e ouvindo o briefing apenas a distância, pois estava acontecendo na hora que cheguei ao local.


Fiz a prova em 1h 25 minutos e 37 segundos. Perdi muito tempo (19 minutos) em meu ponto de controle 13 que estava numa depressão. Foi o que me diferenciou dos que ficaram à minha frente. A prova foi desafiadora tanto técnica quanto fisicamente. Foram mais de 5 Km percorridos, num terreno com várias curvas de nível.



Esta prova, teve pontos contornando o Vila Galé, passando literalmente pela beira da praia, teve pontos em área de vegetação, que confunde o navegador (no ponto que demorei a encontrar, tive que fazer o azimute 3 vezes!) e um terreno diferenciado, que não parecia em nada os outros terrenos já percorridos. 



Durante a prova, foi fornecido 3 (três) pontos de água para os atletas durante o percurso, eu passei por dois, mas achei pouco. Um deles, pode ser considerado até ponto de mídia, pois ficava bem próximo da chegada e nos fazia passar próximo das famílias que assistiam ao evento. Muito bom correr acenando para os filhos e sendo uma referência para eles.



No final, muitas opções de frutas (laranja, melancia, banana) e água à vontade. Sem falar naquele tradicional prato quente (feijoada) que foi servida para os esportistas. Após o almoço, ainda contei com a ajuda do Souto (do Rumba na Rota) para prender o escapamento do veículo com arame e retornar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar