segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Viagem de Fanny


Dramática aventura infantil A Viagem de Fanny (Le voyage de Fanny, França, Bélgica, 2016), de Lola Doillon apresenta a jornada de fuga de Fanny e suas irmãs enfrentando diversos perigos na tentativa de escapar da França ocupada pelos nazistas. Foi um dos filmes do Festival Varilux de Cinema Francês 2017.


Inspirado no livro Le Voyage de Fanny - L'Histoire Vraie d'une Jeune Fille au Destin Hors du Commun, de Fanny Ben-Ami não emociona, apesar de contar uma história de sobrevivência de crianças durante a segunda guerra, sendo até esquecível e até desinteressante, tamanha a quantidade de histórias semelhantes que já vimos em melhor qualidade como em A Vida é Bela (La vita è bella, 1998) de de Roberto Benigni e O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, 2008) de Mark Herman.

Fanny (Léonie Souchaud) é uma corajosa menina de apenas 12 anos que foi deixada pelos pais escondida em um orfanato de resistência, que acolhia crianças judias no período da grande guerra. Longe de seus pais, ela precisa cuidar de suas duas irmãs mais novas. Quando forçada a fugir do abrigo rapidamente, a menina acaba se tornando líder de um grupo de crianças, na incrível jornada que parte em uma missão perigosa pela França ocupada pelos nazistas, querendo chegar na fronteira suíça.


Entre medos, gargalhadas e encontros inesperados, o grupinho aprende o que é independência e descobre o valor da solidariedade e da amizade. Os conflitos enfrentados pelas crianças, são artificiais, de modo que sabemos previamente que ela chegará ao destino final sã e salva. Nem a aparição final da verdadeira Fanny Ben-Ami, em quem o filme se baseou na história real é capaz de emocionar.

Confira o trailer de A Viagem de Fanny:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar