quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ansioso pelo 27º Cine Ceará


Se aproxima um período que todo cinéfilo cearense anseia anualmente, o Cine Ceará. Neste ano, o evento conta com programação composta por filmes premiados, estreias nacionais e mundiais, além de debates, seminário, curso e outras atividades marcam a programação, que acontece em diversos espaços de Fortaleza, e o melhor, com acesso gratuito a toda população.


Com o objetivo de levar ao público cearense a produção audiovisual dos países cujas populações falam os idiomas português e espanhol, é realizado entre os dias 5 e 11 de agosto o 27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. A programação do evento é composta por mostras de longas e curtas-metragens, além de debates, diálogos e atividades de formação. As exibições começaram no dia 1º de agosto, com a Mostra de Cinema Chileno, que se estenderá até o dia 6 na CAIXA Cultural Fortaleza. A programação do festival estará também no Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão, Hotel Oásis Atlântico, Instituto do Ceará e Porto Iracema das Artes. Lembrando que o acesso é gratuito.


Apresentado por BNDES e Enel, o 27° Cine Ceará acontece de 5 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, Bucanero Filmes e OUTLED, conta com patrocínio vip da SP Combustíveis e M. Dias Branco, patrocínio da Oi e BNB. Apoio cultural: Oi Futuro, Indaiá e Unifor e parceria: Sebrae-CE.

AS MOSTRAS

Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra de Cinema Chileno, Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, Olhar do Ceará, mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Cinema na Praça. Haverá ainda Exibições Especiais.

MOSTRA DE CINEMA CHILENO - O Chile é o país homenageado no 27º Cine Ceará. Na Mostra de Cinema Chileno serão exibidos filmes de dois dos maiores nomes do cinema desse país: Alejandro Jodorowsky e Raúl Ruiz. A programação ainda conta com uma mostra do Panorama Chileno Contemporâneo onde, entre outros filmes, exibe o primeiro longa de Pablo Larraín, diretor chileno mais conhecido da atualidade: “Tony Manero” (2008). Sobre ele haverá a Master Class "O Cinema de Pablo Larraín", com Ernesto Garratt, jornalista e crítico de cinema chileno, especialista na obra deste cineasta. A mostra também destaca as obras das diretoras premiadas nos mais prestigiosos festivais internacionais: Maite Alberdi, Marcia Tambutti e Dominga Sotomayor. Outros nomes da atual cinematografia chilena presentes são Ignacio Agüero, Sebastián Lelio e Leopoldo Muñoz.



COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM - Nesta edição, sete longas concorrem ao troféu Mucuripe nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz dos longas. Os membros do júri são: Ernesto Garratt Viñes (Chile), Isabel Martínez (Costa Rica), Luis Peirano (Peru), Maria Dora Mourão (Brasil) e Victor Luckert Barela (Venezuela). Dos sete longas, um terá première mundial, “Malasartes e o Duelo com a Morte”, longa brasileiro com o maior número de efeitos especiais do país, cuja exibição contará com a presença do diretor Paulo Morelli e do protagonista Jesuíta Barbosa. Os outros seis terão sua première no Brasil. São eles: O chileno “Uma Mulher Fantástica”, de Sebástian Lelio; o argentino “Ninguém está Olhando”, de Julia Solomonoff; a produção cubana-francesa “Santa e Andrés”, de Carlos Lechuga; o brasileiro “Pedro sob a Cama”, de Paulo Pons, com a presença do ator Fernando Alves Pinto; a coprodução República Dominicana/Porto Rico/Brasil “O homem que cuida”, de Alejandro Andújar; e a coprodução Cuba/Espanha “Últimos dias em Havana”, de Fernando Pérez.

COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM - Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem estão 14 produções, que concorrem ao troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. No júri da Competitiva de Curtas estão: Alessandra Bergamaschi (Brasil), André Parente (Brasil), Benito Amaro (Cuba), Osmar Gonçalves (Brasil) e Vera Zaverucha (Brasil). Os participantes: "Vênus – Filó a fadinha Lésbica", de Sávio Leite, exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, na Alemanha; "Mehr Licht!", de Mariana Kaufman; "Valentina", de Estevão Meneguzzo, exibidos no Festival de Edimburgo, na Escócia. Os cearenses "A Balada do Sr. Watson", de Firmino Holanda; "Caleidoscópio", de Natal Portela; "Do Que Se Faz De Conta", de Amanda Pontes e Michelline Helena; "Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma", de Felipe Camilo, e "Vando Vulgo Vedita", de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus. E mais, “Algo do que Fica”, de Benedito Ferreira; “Festejo Muito Pessoal”, de Carlos Adriano; “Fogo Selvagem”, de Diogo Hayashi; “Manual”, de Letícia Simões; “O Estacionamento”, de William Biagioli; e “Simbiose”, de Júlia Morim.

OLHAR DO CEARÁ - Criada em 1999 para ver e discutir o audiovisual cearense, a Mostra Olhar do Ceará contará este ano com 23 filmes de curta-metragem, que serão exibidos no Cinema do Dragão. A melhor obra eleita pelo júri receberá o Troféu Mucuripe. Participam da mostra: “Guiana Francesa”, Edmilson Filho e Olavo Junior; “Maria Auxiliadora”, de Natália Maia; “Iracema”, de Francisco Carneiro; “Rastros”, de Sabina Colares e Samarkandra Pimentel; “Ao mar”, de Esaú Pereira Barbosa; “Fôlego”, de Kamille Costa; “Jonas banhado em Sangue”, de Mateus Bandeira; “Lugar nenhum”, de Wesley Guerreiro; “Soturna”, de Léia Ávila; “O céu desaba”, de Mariana Gomes; “O vigia”, de Priscila Smiths e P. H. Diaz; “O dia do silêncio”, de Clébson Oscar; “Sítio Veiga”, de Carla Moreira; “Voar”, de Cesar Teixeira; “Close”, Rosane Gurgel; “Sintera”, de Fellipe Farias; “Superdance”, de Pedro Henrique; “Ossuário”, de Diogo Braga e Thales Luz; “Candeias”, de Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues; “Estudos de vertigem”, de Indira Brígido; “Projeto Raízes”, de Jamylle Cavalcante e Rafaela Batista; “Atalanta”, de Fernanda Brasileiro e Hylnara Vidal; e “A lenda cotidiana”, de Bárbara Moura e S. de Sousa.

MOSTRAS SOCIAIS - Em comemoração aos 100 anos da animação brasileira, o Cine Ceará reuniu na mostra O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE alguns curtas cearenses produzidos para o público infantil utilizando diferentes técnicas animadas. Nesta mostra serão exibidos: “A luz da mata”, produzido pelos alunos do projeto Enel Compartilha Animação, sob a orientação de Telmo Carvalho; duas animações de Neil Rezende, “Astrobaldo: Vênus apaixonada” e “Astrobaldo: Calango e Mercúrio”; três produções de Levi Magalhães, “Blwarh, olha o bicho vindo”, “Vida” e “Blwarh, arte blwarroca”; e três filmes de Telmo Carvalho, “Eric Acorde”, “Um conto em cada ponto: o rio dos pássaros pintados” e “Um conto em cada ponto: João de Barro”. Para a MOSTRA MELHOR IDADE e ACESSIBILIDADE o festival escolheu, respectivamente, os longas “Uma loucura de mulher”, de Marcus Ligocki, e “Corisco & Dadá”, de Rosemberg Cariry.

EXIBIÇÕES ESPECIAIS - Também haverá Exibições Especiais. Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) exibe no festival o longa “Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano, no dia 6, seguida de debate com o diretor. Também terá exibição especial o longa "O Caminho das Hortências", de Ronaldo Nunes, no dia 8, ambas no Cinema do Dragão.

CINEMA NA PRAÇA - E já é tradição no Cine Ceará as exibições em plena Praça do Ferreira, ao ar livre. É a mostra Cinema na Praça, que este ano projeta 18 curtas-metragens: “A casa das horas”, de Heraldo Cavalcanti; “Abissal”, de Arthur Leite; “Jus”, de Marcelo Dídimo; “Como chegamos aqui”, de Arthur S. Gadelha; “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha; “Dona Carmela”, de Iziane Filgueiras Mascarenhas; “Águas de Romanza”, de Patrícia Baía e Glaúcia Soares; “Canoa veloz”, de Joe Pimentel e Tibico Brasil; “Náusea”, de Raiane Ferreira; “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha; “Vida Maria”, de Márcio Ramos; “A galinha ou eu”, de Denízia Moresqui; “O Céu de Iracema”, de Iziane Filgueiras Mascarenhas; “Bem-Me-Quer”, de Levi Magalhães; “Retrato Pintado”, de Joe Pimentel; e três produções coletivas coordenadas por Telmo Carvalho: “A mais bela sonhadora”, “Oportunidade” e “O X da questão”.


CURTA COCÓ - Uma novidade do festival este ano é a mostra Curta Cocó. Na programação noturna entre os dias 06 e 10 de agosto, serão exibidos no Cineteatro São Luiz cinco curtas selecionados entre os inscritos nesta mostra, cujo objetivo é utilizar meios tecnológicos para produção de curtas-metragens através de aparelhos celulares, de curta duração, para assim estimular a criatividade mesclada com a tecnologia. Os filmes têm como cenário o quarto maior parque urbano da América Latina e do Brasil. Promovido pelo 27º Cine Ceará em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a Oi, o Curta Cocó vai premiar o melhor filme desta mostra com R$ 3.000,00 (três mil reais) e o trabalho vencedor será exibido por ocasião do encerramento do festival, no dia 11, no Cineteatro São Luiz.

CURSO CINEMA E LITERATURA - Além das mostras de cinema, o festival oferece uma programação de formação. Dos dias 7 a 11 de agosto acontece, no Instituto do Ceará, o curso “Cinema e Literatura - Uma Via de Mão Dupla”, para quem se interessa em saber mais sobre a adaptação da obra literária para o cinema. A atividade será conduzida pelo jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto.

SEMINÁRIO DO CONNE - As políticas públicas voltadas para a descentralização da produção audiovisual serão discutidas, no “I Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE”, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, nos dias 7 e 8 de agosto. O objetivo é construir estratégias para fortalecer e efetivar as políticas públicas voltadas à produção de séries de TV e longas-metragens, para que as produtoras localizadas nessas regiões saibam da obrigatoriedade desse percentual para desenvolver a indústria cinematográfica de lá.

DIÁLOGOS – CINE CEARÁ E PORTO IRACEMA - Durante o festival acontecerá também o programa Diálogos – Cine Ceará e Porto Iracema, uma parceria entre o Cine Ceará e a Escola Porto Iracema das Artes. O programa consiste numa série de bate-papos, abertos ao público, que terão como convidados especiais diretores de filmes selecionados para as Mostras Competitivas do festival. Esses Diálogos acontecerão no Porto Iracema, a partir das 14h. A cada dia um novo convidado conversará sobre um tema diferente envolvendo o cenário do cinema latino-americano contemporâneo. No dia 7, o tema é “Direção: O Olhar Argentino”, com Julia Solomonoff. No dia 10, “República Dominicana: O Novo Cinema do Caribe”, com Alejandro Andújar e Héctor A. Estrella. No dia 11, “Cinema Cubano Contemporâneo”, com Carlos Lechuga, Jorge Martínez e Patricio Wood. No dia 9, no mesmo horário, haverá os lançamentos dos livros “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro” (Organizadores: Ivonete Pinto e Orlando Margarido), com apresentação de Orlando Margarido, e “Desvendando a Ancine”, de Vera Zaverucha, com a presença da autora.

HOMENAGEADO - Este ano o homenageado do Cine Ceará é Walter Carvalho, um dos principais fotógrafos e diretores da cinematografia brasileira contemporânea. Participou em mais de 90 filmes, entre ficção e documentário, seja como diretor e diretor de fotografia e ainda em outras funções. Muitos desses filmes são trabalhos revolucionários dos mais destacados diretores brasileiros, que alcançaram grande sucesso de crítica e público, além de numerosos prêmios. Entre eles estão: Terra estrangeira (1995), Central do Brasil (1998), Lavoura arcaica (2001), Madame Satã (2001), Carandiru (2003), Cazuza – o tempo não para (2003), Entreatos – Lula a 30 dias do poder (2004), O céu de Suely (2006), Baixio das bestas (2007) e Budapeste (2009).

SERVIÇO 27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 05 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Cinema do Dragão - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Mais informações: www.cineceara.com. Facebook: Festival Cine Ceará. Instagram: @cineceara. Twitter: @festcineceara. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Distribuição de convites e ingressos: PARA A ABERTURA (dia 5): Dia 4, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz. PARA O ENCERRAMENTO (dia 11): Dia 10, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz PARA AS MOSTRAS: Na CAIXA Cultural Fortaleza: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cineteatro São Luiz: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cinema do Dragão: a partir das 14 horas, na Bilheteria.

Com informações da assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar