quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Curta Cocó e Memórias do Subsolo ou o Homem Que Cavou Até Encontrar Uma Redoma

Neste 9 de agosto, após 1h de ônibus lotados pelas ruas de Fortaleza, cheguei à Praça do Ferreira para mais uma noite de Cine Ceará. Após um churrasco com o amigo cinéfilo, professor de Letras e crítico de cinema Ailton Monteiro, adentramos o Cineteatro São Luiz para acompanhar as exibições da noite.



Primeiro vimos o curta Cocó, de Yuri Melo, onde um garoto acostumado com o cotidiano da capital procura razões para entender sua empatia pelo Parque do Cocó. 


Em seguida, foi exibido o curta Memórias do Subsolo ou o Homem Que Cavou Até Encontrar Uma Redoma (Documentário. 11 min. Brasil. 2017. Livre) de Felipe Camilo que propõe uma travessia subterrânea entre 1984 e 2016.



Certamente inspirado na obra Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski, vemos algumas fotos terem os rostos apagados. O filme apresenta uma áspera crítica aos valores familiares, com o realizador confrontando sua família, apagando o rosto de seus familiares, amigos e figuras públicas em fotos pessoais e de revistas. Como o diretor mesmo apresentou, é uma auto-ficção, uma espécie de vídeo-carta, surgida para resistir a uns baques afetivos.


Realizado a partir de um ateliê de imagem na Vila das Artes, a quem atribuiu ser uma referência para a formação em audiovisual no Ceará. Veja teaser de Memórias do Subsolo ou o Homem Que Cavou Até Encontrar Uma Redoma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar