quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Na Mira do Atirador


Drama de guerra Na Mira do Atirador (The Wall, Estados Unidos, 2017) de Doug Liman apresenta a história de dois soldados americanos encurralados por um atirador iraquiano, onde nada além de uma parede em ruínas os separa, numa batalha que envolve inteligência e precisão. Bem melhor que o superestimado Sniper Americano (American Sniper, 2014) de Clint Eastwood.

Durante a Guerra do Iraque, após o anuncio feito por Bush em 2007, da vitória americana no Iraque e aumento da tropa, dois sargentos do exército americano, Isaac (Aaron Taylor-Johnson), que é um observador de guerra e Matthews (John Cena) que é um atirador de elite, continuam no campo de batalha, 
encarregados de investigar uma construção de oleoduto transformada em cenário de horror depois que um atentado vitimou engenheiros e militares estadunidenses e acabam ficando encurralados no deserto. 


Após uma longa espera, Matthews decide deixar o posto e é atingido por um exímio atirador 
iraquiano, assim como Isaac que vai ao seu socorro e acaba também sendo atingido e entrando num jogo psicológico enquanto tenta encontrar uma forma de escapar da mira do sniper (Nicholas Irving serviu como consultor técnico no filme).

Eles não sabem onde o inimigo se esconde, nem podem se comunicar um com o outro, já que o adversário está interceptando a conversa dos americanos via rádio comunicador. Escondidos atrás de uma pequena parede de pedra, eles têm que encontrar uma maneira de sair vivos.

A figura do muro apresentado no filme, revela a fragilidade existente na relação internacional dos americanos com países do oriente médio, onde um atirador, consegue em poucas horas eliminar diversos americanos. Sem falar que denota a infantilidade dos EUA, de na figura de seu presidente, querer construir um muro na fronteira com o México, como se a simples existência do muro fosse capaz de proteger. 

O atirador é sagaz o suficiente ao ponto de não matar todas as vítimas, para que esta possa servir de isca para que ele possa ampliar o número de vítimas. Ele não é visto ao longo do filme, mas o ouvimos em diálogos via rádio, discutindo vários assuntos relevantes, inclusive literários, tornando o filme eficiente em seu propósito. O ritmo do filme é adequado, não sendo longo. O final anticlímax fica em aberto, mas certamente haverá sobrevivente do helicóptero que resgatou o pseudo herói.

Veja o tenso trailer de Na Mira do Atirador:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar