quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O Castelo de Vidro


Aventura dramática biográfica O Castelo de Vidro (The glass castle, Estados Unidos, 2017) de Destin Cretton inspirado no best-seller homônimo de Jeannette Walls retrata a infância, adolescência, juventude e fase adulta da autora, criada com os irmãos no seio de uma família desequilibrada, bastante pobre e nômade, mas influenciada pela natureza alegremente selvagem de seu pai profundamente disfuncional, devido o vício no álcool e como ela encontrou força e determinação para ter uma vida bem sucedida em seus próprios termos.

jornalista Jeannette Walls (Brie Larson) cresceu numa família disfuncional com costumes bem peculiares, mudando de cidade à cada novo emprego do pai alcoólatra Rex (Woody Harrelson) e na irresponsabilidade da mãe artista Rose Mary (Naomi Watts). À medida em que crescia, ela foi tentando moldar uma identidade própria. Já adulta, Jeannette tenta relegar o seu passado. No entanto, quando reencontra os pais, relembra tudo o que viveu e começa a questionar se é realmente feliz.


O filme emociona, principalmente em seu final, por exalar amor familiar. É comovente a união que o filme apresenta entre os quatro irmãos, através de um amor que excede qualquer entendimento. O filme fala sobre superação do sofrimento vivenciado por circunstâncias diversas, com a essência das lições ensinadas pelos pais, por mais limitados que estes sejam. Melhor ter um pai alcoólatra, que um pai ausente. O que se esperar de um pai que provavelmente foi molestado pela própria mãe na infância?

Não existem pais perfeitos. Falo como pai, que sou tão cruel quanto afetivo para com meus filhos. Vivemos numa sociedade que tenta impor limites aos pais. Não pode bater (educar), não pode dizer não, existem projetos de lei para impedia a leitura bíblica no lar (ensinar princípios e valores fundamentais). Cada família educa os seus conforme aquilo que vivenciou e com as experiências que possuem. Não existe uma receita de bolo para educação de filhos.

O elenco está muito bem, especialmente as crianças, que atuam com simplicidade e veracidade, destaque para Ella Anderson, a pequena Jeannette. As atuações de Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts corretas, com os personagens tendo destaque ao longo de toda projeção, tanto jovens, quanto mais velhos.

O filme tem um certo problema de ritmo, talvez devido sua montagem que alterna momentos da infância, com a fase adulta, sem manter certa coerência, com momentos muitos longos de uma fase ou de outra. Às vezes as tragédias se repetem, à ponto de parecer que tudo que foi vivenciado precisa ser contado. No entanto, é impossível resistir às lágrimas quando vemos uma filha que diante de tantas privações, decide escolher o caminho do perdão, do amor, do respeito para com os seus.

Assista ao trailer de O Castelo de Vidro:


Um comentário:

  1. Excelente post o filme tem um bom elenco. O filme Referem do Medo me manteve tensa todo o momento, No elenco vemos Naomi Watts,e éste é umo dos melhores filmes com Naomi Watts uma das atrizes mais reconhecidas de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar