domingo, 27 de agosto de 2017

Série Tito: Capítulo 2


Na tarde deste 27 de agosto de 2017, graças a família Marcelino, que me emprestou sua Doblô, pude ir com a família para mais um culto na IBC, onde está sendo ministrada a Série Tito, sendo abordado neste culto o capítulo 2. Apesar da igreja disponibilizar a mensagem em vídeo, nem sempre os ausentes tem a disponibilidade de assistir, então como de costume, fiz a transmissão do culto via whatssapp para o GR, apesar do olhar condenador da esposa...


Dentre os louvores selecionados, destaco Eterno Deus do Vineyard, Isaías 9 do Lucas Souza e Em Teus Braços da Laura Souguellis. Quem tem aplicativos como Deezer ou Spotify, a igreja disponibiliza semanalmente o set List, vale à pena conferir.

Aristides cumprimentou e saudou os visitantes, muitos deles que nos visitavam pela primeira vez, foram abraçados por irmãos da congregação. Dentre os diversos avisos, foi lembrado acerca do retiro de líderes (não vou participar😱); do batismo dia 10/09, com feijoada e pagode pós culto da manhã; retiro ser novo dias 15 a 17/09; e novo endereço do CR...

Aristides citou em seguida alguns motivos para adorar a Deus e em seguida leu o Salmo 100.
1. Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!
2. Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.
3. Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.
4. Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.
5. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.



No momento de ofertas, ouvimos um belo solo de Aonde For, de Heloísa Rosa cantado pela talentosíssima Elisângela.

O Pr. Armando fez então a Leitura de Tito 2, após vermos mais um vídeo acerca do retiro de líderes e a ênfase do convite dado pelo pastor. Foi indagado "Como a igreja de Jesus pode impactar uma sociedade que vive numa cultura promíscua?"

Assim como Tito foi enviado a Creta, para ser um exemplo, devemos ser um modelo para a nossa nação. Armando citou a necessidade de líderes serem idôneos, preservarem valores familiares (para pastores isso é uma exigência). Para a comunidade, um alvo a ser buscado. (Solteiros, divorciados, etc) Devemos incentivar os ideais divinos. Valorizar a família!

Tito foi orientado a ensinar, não numa sala de aula, mas caminhando, vivenciando junto.


Alguns valores necessários aos homens:


Sobriedade. Não apegado a bebidas alcoólicas. Não permita ser dominado por um vício... Não use bebida como fonte de lazer. 
29. De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos?
30. Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada.
31. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente!
(Provérbios, 23)


Bebidas geram violência, doenças (cirrose), acidentes (trânsito). A abstinência se faz necessária!


Dignos de respeito. Exemplos. Testemunhas. Às vezes cristãos agem de forma pior que um não cristão no ambiente de trabalho...

Sensatez. Ter auto controle. Domínio próprio. Internet, pornografia. Sexo indiscriminado, de forma anti natural. Não permita ser dominado! O que te domina? Um celular? Um hobby? Um vício? Saúde na fé, no amor e na esperança. Jesus é o alvo. Virtudes a serem praticadas.


Agora valores necessários para as mulheres... 


Reverentes na forma de viver... (Tito 2:3) Sensualidade ligada a crenças... (Prostitutas cultuais). Não venda seu corpo, não se exponha gratuitamente. Sejam reverentes

Não caluniem. Não seja fofoqueiras. Agentes do diabo. Que gostam de falar da vida do outro, esmiuçando, quebrando, vendo apenas os defeitos... Armando citou o exemplo da Dona Palmira, sua sogra. Que viveu ao lado de um homem que atirava nos pretendentes a namorar Heloísa, sua filha, esposa do pastor...

Capazes de ensinar o que é bom. Fazer o bem nos relacionamentos... Dentro lar, a mulher tem proeminência, mas se submete hierarquicamente, não por ser menos importante, mas por ser sábia. Afim de que a palavra de Deus não seja difamada...


Armando abriu um parênteses para falar acerca do papel da mulher. Muitos são acusados de serem machistas pelo princípio bíblico ser confundido com a maneira como muitos homens (inclusive cristãos) tratam suas esposas.


26. Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
27. pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
28. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.
(Gálatas, 3)


Armando relembra a questão da submissão que vivenciou quando serviu no exército. Quando o chefe, a autoridade, dá uma ordem, acabou. Cumpra-se.


No lar, Deus estabeleceu o homem como autoridade. Filhos, devem se submeter aos pais. Conduzir a disciplina e não ser submetido pela vontade dos filhos.

1. Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
2. observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
3. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
4. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
5. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido,
6. como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
(1 Pedro, 3)


Esses valores e princípios são estranhos a sociedade pós moderna


Boas dona de casa. Deus não proíbe mulher de trabalhar, mas Deus fala para não negligenciar o lar. A biologia dá naturalmente a mulher um papel importante. Não abram mão do ideal de Deus. Seja trabalhando exclusivamente​ em casa, ou fora e dentro do lar, ou sendo a principal provedora do lar. Aplausos para todas as mulheres!!!


Não entrem em relacionamentos para serem felizes. Casamento, filhos passam, trabalho passa, carreira passa, só Jesus permanece para sempre!


Não escolha profissão que lhe dá mais dinheiro, mas a que lhe dá mais satisfação. Não são os títulos que lhe dão valor... Você é um filho amado, em quem Deus tem prazer.


Qual mulher não tem prazer em se submeter a alguém cuja função primordial é suprir a necessidade física e espiritual dela.

Autoridade não é exigir submissão, mas é ser servo. Maridos, sirvam suas esposas. Sejam responsáveis por ela. Supra a necessidade de prazer, a necessidade emocional, espiritual...


É possível dar Glória a Deus até na hora do orgasmo da relação sexual de um casal!

Encerramento com leitura de Provérbios 31:10-31


Homens: valorizem suas mulheres. Mulheres: sejam canal de bençãos no lar.


O culto foi encerrado ao som do louvor Meu Universo que ficou conhecida na voz de PG.

No final do culto, fomos pegar as crianças no Geração Futuro, Izahel ficou com o tio Diego no vermelho e o Sahel após pedir o celular da mãe para jogar, recebeu um sonoro não e em seguida achou um celular caído na areia. Aguardamos os donos entrarem em contato para providenciarmos a devolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar