sábado, 5 de agosto de 2017

Uma Mulher Fantástica


Drama Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica, Chile,  2017) de Sebastián Lelio exibido na abertura do 27º Cine Ceará, tem fortes chances de ganhar a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem ao apresentar uma visão bem humana acerca do tema igualdade de gêneros, em torno de uma personagem que demonstra força, especialmente na interpretação da atriz transexual Daniela Vega.



O longa inicia apresentando a história de amor entre a transexual Marina (Daniela Vega) e o executivo Orlando (Francisco Reyes). Marina, uma garçonete transexual que brilha na noite como cantora, passando boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. No entanto, ela tem a vida abalada com um acontecimento trágico que resulta na inesperada morte de seu namorado e maior companheiro, cerca de 20 anos mais velho, dando uma guinada na sua vida. 


O filme propõe um olhar sincero, delicado e aprofundado sobre os preconceitos existentes ao redor não apenas deste relacionamento, mas da própria existência de Marina como pessoa. São vários os constrangimentos enfrentados pela personagem ao longo do belo roteiro que jamais soa oportunista, ou gratuito. Não à toa foi premiado em Berlim e agradou inclusive o juri ecumênico.





O texto do filme expõe diálogos e situações reveladoras diante de uma sociedade extremamente preconceituosa. Não concordo com o comportamento de um transexual, tampouco com a ditadura LGBT que tem tentado se estabelecer, mas uma falha de comportamento não merece um tratamento diferenciado a ponto de negar que se trata de um ser humano, de carne e osso e com sentimentos, como Mariana mesmo afirma em determinado momento. Fica evidente no filme, inclusive o que levou a personagem a ter tal comportamento: a ausência da figura paterna, representada muito bem pelo professor de canto lírico, que verdadeiramente ama sua aluna e admira seu talento. A cena em que Marina abraça o professor, é uma das mais marcantes do filme. 



Apresentando a rotina de Marina após o trágico acontecimento, vemos a forma como o médico que atendeu seu namorado a trata, o policial que pede sua identidade, a inspetora que invade sua privacidade, o filho de seu namorado que a agride tanto física quanto psicologicamente (onde há uma cena memorável de violência contra transgêneros). São poucos os que respeitam Mariana, o maior destaque seria Gabo (Luis Gnecco) irmão de Orlando. O maior mérito do filme é apresentar a história de um ser humano, deixando de lado a bandeira transgênero. Vemos mais que uma mera observação, mas uma forte denúncia do tratamento desumano recebido pelos trans. As nuances do longa, como o armário vazio, que denota o momento vivido por Marina são literalmente fantásticos.





Após a morte de Orlando, sua família (esposa e filho) que não reconhece Marina como namorada legítima, pedem de volta o carro e o apartamento para a garçonete, que não consegue ficar nem mesmo com a cachorra do casal, Diabla, que era cuidada pelo casal. Ao longo do filme, vemos uma Mariana resiliente, e muito contida em suas reações ao ataques físicos e psicológicos ao qual a mesma é submetida. Segundo Soledad, montadora do filme, o longa se adequou à intérprete, e não o contrário. 


Entretanto, mais do que simplesmente propor o assunto em voga, o filme se destaca pela forma como a protagonista foi construída, fugindo dos estereótipos, e com uma dignidade inédita no cinema. A fotografia do filme é muito boa. Percebe-se inclusive a constante utilização de espelhos, para deixar implícito a diferença de como as pessoas vêem Marina. Mas o filme é todo de Daniela Vega, a transexual que faz o papel de Marina, e que não era atriz, mas sim cantora lírica (as cenas dela cantando são reais!). Acredito que ela deva receber o prêmio de melhor atriz do juri do festival, estabelecendo a quebra de mais uma barreira de preconceito, e quem sabe, apesar das limitações técnicas de Vega como atriz (ela ainda é iniciante, estando apenas em seu segundo filme), porque não premiar uma eventual candidata à indicação ao Oscar 2018


Um certo tom fantástico também está incluso no filme, isto fica evidente na bela cena inicial onde letreiros e imagens coloridas surgem e na cena em que Mariana enfrenta uma rajada de um forte vento impetuoso. Exibido em primeira mão no Festival de Berlim deste ano, filme foi vencedor do Urso de Prata de roteiro e ganhou o Prêmio Teddy no Festival de Berlim (filmes sobre temática LGBT) e o prêmio do júri ecumênico.

Confira o trailer de Uma Mulher Fantástica:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar