quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Black Sabbath - The End Of The End


Documentário Black Sabbath - The End Of The End (2017) de Dick Carruthers, ou O Fim do Fim registra o último show do maior nome do Heavy Metal mundial, Black Sabbath. Depois de quase cinqüenta anos, a banda de Birmingham formada em 1968 pelo guitarrista e principal compositor Tony Iommi, o baixista e principal letrista Geezer Butler, o vocalista Ozzy Osbourne subiram no palco pela última vez no dia 4 de fevereiro de 2017 em sua cidade natal e fechou as cortinas após uma última turnê realizada em 2016 e 2017, o que ninguém nunca imaginou que iria acontecer. 

O filme dá a oportunidade aos fãs de reviverem a última apresentação, além de mostrar depoimentos dos integrantes e suas visões pessoais de tudo o que viram e viveram durante a carreira. Um dos grandes méritos do filme é também levar a banda ao Angelic Studios, três dias depois do último show, para apresentar faixas antigas, de mais de 40 anos. A forma como o documentário intercala os depoimentos com as canções é orgânica e funciona muito bem.

É de nos deixar de queixo caído, ver sessentões, depois de meio século na estrada, fazer uma última apresentação em alta performace, dando uma oportunidade para os fãs ouvirem as últimas palavras da maior banda de metal de todos os tempos. Os membros do grupo lamentam a ausência do baterista Bill Ward nesta apresentação, onde é clara a sintonia entre o trio principal no palco. Destaque para os riffs de Tony Iommi, o baixo onipresente de Geezer Butler e o canto sombrio e bem humorado de Ozzy Osborne.

Algumas coisas ficam claras ao longo do documentário, como a questão do suposto envolvimento da banda com rituais de magia negra e ocultismo, a conversa franca de Ozzy Osborne sobre consumo de álcool e drogas (que motivou inclusive sua demissão da banda em 1979), a luta de Tony Iommi contra um câncer, durante a gravação de um álbum (vê-lo tocar com dois dedos portiços é fenomenal!), e a simplicidade das letras de Geezer Butler que tratavam de instabilidade social, corrupção política, os perigos do abuso de drogas e profecias apocalípticas resultantes de guerras.

Numa cena, eles são indagados sobre o fato de terem sido roubados ao longo dos anos por produtores. Eles de forma humilde, respondem que se tivessem ganho o dinheiro que tinham direito, eles estariam mortos, especialmente Ozzy, que teria consumido ainda mais heroína. A formação original reuniu-se em 1997, quando gravaram o disco ao vivo Reunion. O último álbum de estúdio do Black Sabbath, intitulado 13, foi lançado em junho 2013 e contou com Iommi, Butler e Osbourne. 

No set list, aberto e encerrado com Black Sabbath, destaque para War Pigs, cuja letra é sobre líderes que instigam a guerra (os Porcos da Guerra do título), causando morte e destruição, mas que terminam recebendo seu castigo. Trata-se de uma canção anti-guerra, com uma letra sombria e os com riffs que dão à canção uma atmosfera pesada, típica da banda. Uma das mais conhecidas da banda, Iron Man, também não poderia ficar de fora.

Segue set list completo:
  1. "Black Sabbath"
  2. "Fairies Wear Boots"
  3. "Under The Sun/Every Day Comes and Goes" 
  4. "After Forever"
  5. "Into the Void"
  6. "Snowblind"
  7. "War Pigs"
  8. "Behind the Wall of Sleep"
  9. "N.I.B."
  10. "Hand of Doom"
  11. "Iron Man"
  12. "Dirty Women"
  13. "Children of the Grave" 
  14. "Paranoid" [Encore] 
  15. "Zeitgeist"
  16. "Black Sabbath"


Veja trailer de Black Sabbath - The End Of The End:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar