terça-feira, 12 de setembro de 2017

It: A Coisa


Terror/Suspense aventuresco baseado num romance de Stephen King, It: A Coisa (It, Estados Unidos, 2016) de Andrés Muschietti surpreende pela qualidade de seu conteúdo, não sendo um mero filme de terror, mas um drama infanto juvenil divertido, mostrando como verdadeiras amizades lhe ajudam a vencer todo tipo de medo.

No final da década de 80, numa pequena cidade no Estado de Maine, nos Estados Unidos, sete crianças conhecidas como The Losers Club (o clube dos Perdedores) se deparam com os problemas da vida, bullying e um monstro sobrenatural que toma a forma de um palhaço chamado Pennywise  (Bill Skarsgård)que é malvado, e cuja história de assassinato e violência remonta há séculos.


Tudo começa quando Georgie some repentinamente, ele é o irmão caçula do líder do Clube, Bill (Jaeden Lieberher). O clubinho é ainda formado por Richie (Finn Wolfhard, de Stranger Things), Eddie (Jack Dylan Grazerm), Beverly (Sophia Lillis), Ben (Jeremy Ray Taylor), Stanley (Wyatt Oleff) e Mike (Chosen Jacobs). Cada um deles com suas características, suas histórias e seus medos.

É o típico filme que aborda o período de férias escolares, sendo bem oitentista. Cada uma das crianças protagonistas possuem seus próprios demônios: temos casos de pedofilia, famílias abusivas, racismo, entre outras tramas bastante pesadas. O diretor foi bastante audacioso em criar uma história bastante obscura, mesmo usando crianças como protagonistas, e com um filme que não é direcionado para os pequenos.

O elenco infantil está muito bem, sendo cada um a seu modo, extremamente carismático. Impossível não me identificar com o gordinho (Jeremy Ray Taylor) apaixonado pela única menina da turma... Trata-se de um blockbuster bem realizado, que consegue nos apresentar protagonistas com um roteiro devidamente aprofundado e interessante, sendo capaz de nos prender na poltrona. É uma literal metáfora sobre a passagem da infância para a vida adulta, especialmente na cena da menstruação da única garota da turma (Sophia Lillis). 

No fim, fica claro como a inocência da infância é deixada para trás quando nos deparamos com situações que expõem nossos medos. O filme lembra clássicos como Os Goonies (The Goonies, 1985) de Richard Donner e Conta Comigo (Stand by Me, 1986) de Rob ReinerAgora é aguardar ansiosamente pelo Capítulo 2, que vai mostrar os mesmos personagens 27 anos depois. Algo magnífico!

Segue trailer de It: A Coisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar