sábado, 23 de setembro de 2017

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros



Aventura Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, EUA, 1993) de Steven Spielberg continua tão bom e parece não envelhecer com o passar do tempo. Tive a possibilidade de revê-lo no cinema graças a excelente programação do Cineteatro São Luiz.

No filme, o executivo bilionário John Hammond (Richard Attenborough) criou recentemente o Jurassic Park, um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico. O parque está localizado na Ilha Nublar, próxima à Costa Rica. Depois que um operário do parque é atacado por um velociraptor, na primeira cena do filme, os investidores de Hammond, representados pelo advogado Donald Gennaro (Martin Ferrero), exigem que especialistas visitem o parque e verifiquem se ele é seguro. Gennaro convida o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum), enquanto Hammond convida o paleontólogo Alan Grant (Sam Neill) e a paleobotânica Ellie Sattler (Laura Dern), que se juntam na ilha aos dois netos de Hammond, Tim (Joseph Mazzello) e Lex Murphy (Ariana Richards). 

Para conhecerem o parque, o grupo é dividido em dois carros, Hammond observa-os, juntamente com Ray Arnold (Samuel L. Jackson) e Robert Muldoon (Bob Peck), técnico-chefe e guarda-florestal do parque, respectivamente. O passeio não sai de acordo com os planos de Hammond: os Dilofossauros e o T. Rex não aparecem, e um Tricerátops fica doente. A maioria dos funcionários do parque precisam deixar o local em função de uma tempestade tropical e partem em um barco para o continente obrigando o cancelamento da turnê de visita. Todos voltam para os veículos de passeio elétricos, exceto Ellie, que fica com o veterinário do parque, a fim de estudar melhor o Tricerátops. Apesar de Hammond, garantir que a instalação é segura, ocorre uma série de problemas e eles descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.

As falhas de segurança ocorrem devido o programador-chefe do parque, Dennis Nedry (Wayne Knight), está secretamente a serviço de uma das empresas rivais da InGen, e foi pago para roubar embriões de dinossauros fertilizados. Durante o roubo, Nedry desativa o sistema de segurança do parque, permitindo-lhe acesso ao armazenamento de embriões. O resto do grupo, devido ao desligamento do sistema, ficam presos no meio do parque, com as cercas elétricas desligadas. Isso permite que o Tiranossauro Rex escape de seu cercado, e ataque os carros, matando Gennaro e ferindo Ian gravemente. Grant consegue salvar a si e as crianças graças ao seu conhecimento quanto às limitações visuais do T. Rex. Enquanto isso, Nedry, a caminho das docas da ilha, bate seu jipe e encontra um Dilofossauro, que cospe veneno em seus olhos, cegando-o, e depois o mata.

Ellie e Muldoon tentam encontrar sobreviventes, conseguindo encontrar apenas Malcolm vivo. Enquanto tentam encontrar Grant e as crianças dentro da selva, Ian percebe que o Tiranossauro ainda está por perto, e quando o animal aparece, eles fogem rapidamente em um jipe. Incapaz de decifrar o código de Nedry para reativar as cercas de segurança, Arnold recomenda uma reinicialização total dos sistemas do parque. Ele, juntamente com Ellie, Hammond, Muldoon e Malcolm, desligam a energia do parque e vão para o abrigo de segurança, de onde poderão reiniciar todos os sistemas, mas, como Arnold não volta, Muldoon e Ellie se dirigem ao abrigo. Ao mesmo tempo, Grant e as crianças descobrem um ninho de Velociraptor cheio de ovos quebrados, indicando que os dinossauros estão procriando por conta própria, o que Hammond alegava ser impossível, por se tratar de dinossauros fêmeas. Enquanto Muldoon e Ellie seguem para o abrigo de manutenção, percebem que eles estão sendo caçados por três Velociraptores. Ellie chega ao abrigo em segurança e reinicia os sistemas parque, em seguida, Ellie descobre os restos de Arnold e também é atacada por um raptor, mas consegue escapar. Ao mesmo tempo, Tim, Lex e Grant escalam uma cerca eletrificada para fora da zona dos animais no parque e Tim quase é morto quando a eletricidade é reativada. Mas quando Muldoon tenta atirar em um dos raptores, é morto por um.

Grant e as crianças dirigem-se para o centro de visitantes, onde Grant deixa as crianças sozinhas na cozinha. Enquanto ele se reúne com Ellie, as crianças escapam de dois raptores na cozinha antes de se encontrarem com Grant e Ellie. Lex consegue reativar os sistemas de segurança do parque e o da sala de controle, e Grant avisa a Hammond e o diz para chamar o resgate, mas os dois raptores encontram o grupo e os atacam. O grupo foge pelas aberturas, mas são encurralados pelos raptores na saída. Quando os raptores se preparam para atacar, o Tiranossauro aparece no salão principal, mata os raptores, e solta um grande rugido. Assim, o quarteto escapa e é resgatado por um helicóptero. Na cena final, enquanto todos estão voando para fora da ilha, Grant observa um bando de aves, a quem afinrma serem descendentes diretas dos dinossauros, voando sobre o mar, e sorri para si mesmo.

Toda a ambientação do filme é muito bem realizada. Os efeitos visuais continuam críveis e são ainda capazes de assustar até mesmo crianças, embora o filme tenha sido exibido legendado, mesmo tendo sido anunciado cópias dubladas.

Veja o trailer de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar