terça-feira, 26 de setembro de 2017

Mãe!


Drama Mãe! (Mother!, Estados Unidos, 2017) de Darren Aronofsky é repleto de alegorias e metáforas numa história que prende a atenção e deixa muitos espectadores sem entender o que está sendo mostrado, dividindo o público entre aqueles que acham a obra genial e aqueles que acham horrível.

Para quem assim como eu, tem uma bagagem de conteúdo cristão, é possível ver o filme como uma representação do sacrifício de Cristo pela humanidade. A sinopse diz que a relação de um casal é colocada à prova quando recebem hóspedes que não convidaram e que interrompem as suas tranquilas existências. Considero o filme extremamente difícil, por ser angustiante e assustador, assim como a humanidade de fato é.

O filme começa com uma mulher em chamas, um diamante que parece ter o poder de ressuscitar um casarão e uma mulher (Jennifer Lawrence) acordando sozinha em sua cama e percorrendo vários aposentos escuros em busca do marido, enquanto ouvimos estalos na madeira que sugerem poderem malígnos ao redor do ambiente. É quando tomamos um susto com a aparição de um homem (Javier Bardem).

Vi claramente no personagem de Javier Bardem a figura do Deus criador e percebi em Jennifer Lawrence uma força da natureza, como se ela fosse o próprio planeta Terra, em consonância com a própria casa onde eles vivem. De fato isso fica implícito no longa, especialmente na cena final quando ele diz: Eu Sou o que Sou, assim como Deus um dia se revelou a Moisés. A Terra, ou a casa era sem forma e vazia, e o espírito vagava pelos cômodos.  Deus que não gosta de ser incomodado está escrevendo, ou criando, é quando um homem passa a habitar o planeta (Ed Harris), posteriormente literalmente de sua costela (tem uma cena no banheiro mostrando isso), surge a Eva (Michelle Pfeiffer). O fruto proibido é um diamante, que é quebrado por Adão e Eva. Deus "fecha as portas" de seu escritório ( ou seria o paraíso...?)

Depois aparecem os filhos, representando Caim (Domhnall Gleeson) e Abel (Brian Gleeson). A escolha de atores irmãos é acertadíssima, Vemos então o primeiro homicídio narrado pelas escrituras sagradas é apresentado em tela, com o sangue sendo derramado na Terra, ou no piso da casa, como queiram. No filme, Lawrence bebe constantemente um pó amarelo, que em tese seria o progresso da humanidade, mas em determinado ela percebe o mal que aquilo lhe faz e joga fora no lixo. Dizem que Aronofsky quis referenciar o conto O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman, que apresenta uma trama de uma mulher psicótica que é confinada em um quarto e acaba ficando obcecada com um papel de parede amarelo.

Lawrence em determinado momento, representa Maria e dela nasce um bebê, que contra a sua vontade é entregue para a humanidade que acaba o devorando, apesar de supostamente o venerarem. O filme no entanto, não aborda acerca da ressurreição do Filho de Deus. O que fica claro é a mudança do ponto de vista de Deus, onde ele deixa de ser um Deus punitivo como no Velho Testamento, para um Deus amoroso e misericordioso, como o do Novo Testamento. Bardem fala inclusive para Lawrence que a morte do bebê pode ser a chave para uma grande mudança e para que a humanidade seja perdoada. 

Merece destaque o trabalho do diretor de fotografia Matthew Libatique que usa e abusa de quadros fechados, nos deixando quase que sufocados diante do que estamos vendo. A Terra se torna redonda, com o movimento de câmera sempre circular em torno da personagem de Lawrence. Aronofsky tem um belo domínio de cena.

Indiretamente, o filme também tem um forte teor ambientalista. O roteiro explora a degradação da natureza causada por humanos, na representação da humanidade destruindo a casa onde se passa o filme. Existem muitas mensagens e interpretações do filme. Essa é a minha. O grande problema é que as pessoas não gostam de pensar, preferem tudo de forma direta e mastigada, e pelo que conhecemos do diretor, ele nunca foi assim. Estou do lado dos que acham que Aronofsky é um gênio.

Confira trailer dublado de Mãe!:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar