domingo, 22 de outubro de 2017

7ª Etapa do XIII Campeonato Cearense de Orientação - Graça Ellert


Neste 22 de outubro de 2017, estive com mais 106 atletas participando da última etapa do XIII Campeonato Cearense de Orientação - Graça Ellert, realizado na APA do Cauípe no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza no estado do Ceará. 

O local da concentração da prova foi na entrada da estrada de terra que dá acesso à lagoa do Cauípe. Os veículos ficaram estacionados ao longo da estrada de terra de acesso à lagoa. Os mapas foram confeccionados utilizando-se a Especificação Internacional para Mapas de Orientação 2000 (ISOM 2000) nas escalas de 1:10.000 para as categorias Elite e Alfa e 1:5.000 para as categorias Bravo e Novato. A equidistância entre as curvas de nível é de 5 metros. Larguei as 9h04 e cheguei depois de pouco mais de 1h, ficando na segunda colocação da categoria Homens Adultos Bravo.

A prova teve como peculiaridade a ausência de edificações e estradas, sendo composto basicamente por áreas de vegetação, trilhas e áreas abertas de solo arenoso. Toda a área de prova achava-se entrecortada por muitas trilhas, originadas da movimentação migratória de gado bovino, o que ocorre predominantemente no período noturno. Assim, havia trilhas que não estavam no mapa, certamente definidas na noite da véspera da prova, pela ação de animais. 

Tive muita dificuldade nos primeiros pontos, até ser alcançado pelo Felipe, concorrente da minha categoria, e por não querer ser ultrapassado por ele na pista, tratei de acelerar o ritmo, chegando na segunda colocação.

Foram  disponibilizados 3 pontos de água nos percursos, porém os pontos de água, sendo que estes não estarão posicionados em pontos de controle e sim nas proximidades das rotas dos atletas. Na chegada foram oferecidas frutas, água e dindim. Destaco a bela homenagem no porta retrato da Graça, que teve o campeonato dedicado à sua homenagem. Parabéns ao Rumba pela belíssima homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar