terça-feira, 21 de novembro de 2017

Curso Cidadania ParticipATIVA


Neste 21 de novembro de 2017 realizei a prova do Curso Cidadania ParticipATIVA, oferecido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio da UECE, e da Escola de Gestão Pública (EGP). Sempre faço os cursos de extensão da FDR. Eles me rendem preciosos certificados.

O controle social, em uma definição básica, é a atitude participativa do cidadão na gestão pública, ou seja, a fiscalização, o monitoramento, a colaboração e o controle das ações da administração. Esse cidadão, ciente de seus direitos e deveres, é aquele que atento às informações garantidas por meio da Lei de Acesso à Informação, fiscaliza, exige, opina, reclama, elogia, sugere e decide. 

Assim, o controle social é um mecanismo de fortalecimento da CIDADANIA, criando oportunidades para que os cidadãos possam não apenas acompanhar as ações, investimentos e gastos governamentais, mas que possam também cobrar uma melhor gestão de seus recursos e a melhor qualidade de seus serviços e direitos: saúde, educação, segurança, transporte, entre outros.

Afinal, nós queremos construir uma sociedade mais democrática, mais justa e igualitária, não é? E como nós cidadãos podemos participar diretamente desse processo? Isso é realmente possível? O curso Cidadania ParticipATIVA: controle social ao alcance de todos, gratuito e na modalidade Educação a Distância (EaD), parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), tem como objetivo divulgar a todos os cidadãos e cidadãs interessados esse conhecimento sobre como exercer o controle social, possibilitando a todos e a todas um olhar reflexivo e participativo das ferramentas e canais disponíveis para alcançarmos esse objetivo que é nosso e é para o bem de todos. A proposta é estimular e fortalecer a mobilização social e a maior participação popular nos mais diversos setores organizados da sociedade. E você, cidadão, cidadã, não pode ficar fora disso!

O curso foi apresentado por meio de 6 fascículos impressos e encartados no jornal O POVO, semanalmente, às segundas-feiras, desde o dia 2 de outubro de 2017. Os inscritos poderão também acessar os fascículos semanalmente, em formato digital, no próprio site (AVA). Além dos fascículos, teremos 6 videoaulas, 6 radioaulas (ao vivo), 2 webconferências (on-line), 6 audiofascículos (para quem tem deficiência visual ou mesmo para aqueles que quiserem também ouvir os conteúdos dos fascículos, fixando-os melhor) e um grupo no Facebook (garantindo maior interação e participação entre alunos, tutores-mediadores, conteudistas e administração do curso).

Ao final, fiz a avaliação e, alcançada nota igual ou superior a 6,0 (seis), o(a) aluno(a) receberá certificado, com carga horária de 90h, fornecido pela Fundação Demócrito Rocha, Controladoria Geral do Estado do Ceará, Escola de Gestão Pública e Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O uso das ferramentas tecnológicas aliadas à modalidade de ensino a distância é a forma mais adequada para contemplarmos e acolhermos o maior número possível de usuários, não apenas do Ceará, mas de todos os estados brasileiros, provocando uma grande corrente de participação ativa de cidadãos, usuários ou não usuários do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, que tenham interesse em exercerem a sua cidadania de forma participATIVA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar