sábado, 18 de novembro de 2017

Histórias de amor que não pertencem a este mundo


Comédia dramática italiana Histórias de amor que não pertencem a este mundo (Amori che non sanno stare al mondo, Itália, 2017) de Francesca Comencini, adapta o livro homônimo da diretora, publicado em 2013, jogando luz num tema que ainda é tabu: a sexualidade feminina, apesar de todo discurso da mídia sobre feminismo e empoderamento da mulher moderna, mostrando um olhar sincero sobre a forma como a mulher moderna pode vir a se posicionar dentro de uma relação.


Depois de se separar de Flavio (Thomas Trabacchi), Claudia (Lucia Mascino) se vê como uma alma perdida aos 50 anos de idade e acha que a solução para seus problemas é reconquistar o ex-marido. O que ela não imagina é que Flavio já tem outros objetivos bem diferentes: ele quer seguir em frente e mudar de vida. Com isso, reconquistá-lo será uma batalha, até porque o perfil dos dois são bem distintos, enquanto ela é obsessiva, chega a ser irritante e histérica em diversos momentos, ele é um típico homem egoísta, instrospectivo, que não tem grandes preocupações e é bastante seguro. O filme acompanha sete anos das idas e vindas do relacionamento entre eles.

Com uma montagem ousada não-linear, o filme apresenta como Claudia e Flavio se conheceram num evento universitário, onde Claudia põe em cheque a qualificação acadêmica de Flavio. Em seguida eles se tornam amigos e iniciam uma relação, com um paixão arrebatadora por um longo tempo. Com o término do relacionamento, após questionamentos comuns de uma mulher, como o desejo natural por gerar filhos, vemos que Claudia não reagiu bem e, mesmo com o passar dos anos, ainda sente seu mundo à deriva. Assim, o filme está mais para o drama que para uma comédia romântica, sendo extremamente sentimental sobre o quão inadequadas e incongruentes são as histórias de amor nos dias de hoje, e sobre como mulheres encaram o fim e um novo começo.

Novos relacionamentos surgem e adicionam elementos curiosos na trama. Flavio, passa a namorar com uma mulher mais jovem, que culmina num casamento, enquanto Claudia, que em seus caminhos tortuosos do autoconhecimento se envereda numa relação com uma aluna, a dançarina exótica Nina (Valentina Bellè). O filme tem cenas marcantes, como a do seminário feminista, no qual uma professora conclui que mulheres aos 45 anos têm a mesm a idade “útil” de homens de 65. A atuação de Lucia Mascino está brilhante, mostrando a loucura natural de uma mulher aos 50. A abordagem de temas polêmicos como lesbianismo são abordados com o devido respeito e sem a imposição da ditadura homossexual, que geralmente vemos nos filmes de modo geral. Filme foi exibido no Festival de Locarno 2017.

 Veja trailer de Histórias de amor que não pertencem a este mundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar