quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Terra Selvagem


Com um filme que marca a estreia na direção do roteirista dos ótimos Sicario – Terra de Ninguém (2015) e A Qualquer Custo (2016), Terra Selvagem (Wind River, Reino Unido/Canadá/EUA, 2017), de Taylor Sheridan, acompanhamos uma saga de uma investigação que relembra o drama do saudoso Fargo (1996) de Joel Coen, mas sem o humor negro.

O filme inspirado em fatos reais nos apresenta a Cory (Jeremy Renner), um caçador de coiotes e predadores traumatizado pela morte da filha adolescente que encontra o cadáver congelado de Natalie (Kelsey Asbille), uma jovem local, com sinais de estupro e espancamento num local ermo, na reserva indígena de Wind River, no Estado de Wyoming. Cory decide então iniciar uma investigação sobre o crime. Ao lado dele está uma agente novata do FBI (Elizabeth Olsen) que desconhece a região e conta com a ajuda de Cory após ter sido deslocada para investigar o caso apenas por estar próxima do local do crime. Ambos são aconselhados também pelo xerife Ben (Graham Greene), numa região onde literalmente a bandeira america é hasteada de cabeça para baixo.

O filme em determinados lembra um faroeste ao explorar não apenas o crime e a investigação, mas também questões filosóficas, relacionadas ao ser humano, ao ambiente que ele está inserido, a questões institivas e os motivos e razões que nos levam a termos determinadas atitudes, abordando as motivações psicológicas dos personagens. Em determinada cena vemos como os nativos lidam com a dizimação de sua cultura, ao vermos um indígena com o rosto pintado em uma espécie de máscara da morte, confessando não ter conhecimentos plenos de seus ancestrais.

A conclusão do filme denuncia a enorme quantidade de inocentes que morrem e se tornam meras estatísticas em regiões onde a lei parece não existir. Vencedor do prêmio de melhor diretor da Mostra Um Certo Olhar (2017), uma premiação paralela dentro da programação do Festival de Cannes. É provável que o longa esteja em algumas categorias no próximo Oscar, especialmente pela revelação de Taylor Sheridan na direção, pela bela fotografia que apresenta, uma direção de arte consistente além de uma trilha sonora correta que se destaca. Jeremy Renner entrega talvez seu melhor papel no cinema.


Veja trailer de Terra Selvagem:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar