terça-feira, 14 de novembro de 2017

Titanic em IMAX 3D


Celebrando os 20 Anos da Rede UCI Cinemas, foi exibido o clássico Titanic (1997) de James Cameron, que narra uma cativante história de amor durante o real desastre que afundou o navio. Tornou-se o segundo filme na história a receber 11 prêmios Óscar, depois do clássico Ben-Hur e que anos depois também foi alcançada por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King, 2003) de Peter Jackson que também empataria o recorde de 11 prêmios.

O épico filme apresenta a romântica história de ficção entre um artista pobre Jack Dawson (Leonardo Di Caprio) e uma jovem rica Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) que se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do navio Titanic, em 1912, que culminou em seu naufrágio. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, Cal Hockley (Billy Zane), a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor, por serem membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio.


A montagem de cerca de 3 horas é muito boa, com um ritmo excelente, que não deixa o filme cansativo. A trilha sonora é magnífica, os efeitos não parecem datados, apesar da grandeza do Imax. O roteiro, as atuações, tudo no filme beira à perfeição. É incrível perceber que passados 20 anos, a relação do filme com o público parece inalterada.

O filme inicia em 1996, quando o caçador de tesouros Brock Lovett (Bill Paxton) e sua equipe exploram os destroços do RMS Titanic, à procura de um colar de diamante chamado de Coração do Oceano. Eles recuperam o cofre de Caledon "Cal" Hockley, acreditando que o colar está dentro, porém acabam encontrando apenas um desenho de uma mulher nua usando o colar, datado do dia 14 de abril de 1912, o dia em que o Titanic colidiu com um iceberg. Uma mulher idosa chamada Rose Dawson Calvert (Gloria Stuart), ouvindo sobre o desenho numa reportagem televisiva a respeito da expedição, liga para Lovett e afirma ser a mulher do desenho, viajando junto com sua neta Lizzy (Suzy Amis) até o navio de pesquisa. Ao ser perguntada sobre o diamante, Rose lembra de seu tempo abordo do Titanic, revelando ser Rose DeWitt Bukater, uma passageira de primeira classe que acreditava-se estar morta.


Apesar dos personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. A produção começou em 1996, quando Cameron filmou os verdadeiros destroços do RMS Titanic. As cenas modernas foram filmadas no Akademik Mstslav Keldysh, navio de pesquisas russo que Cameron usou como base para filmar os destroços. O filme também conta com uma réplica construída em Playas de Rosarito, no México e com miniaturas e computação gráfica sendo usadas para recriar o naufrágio.


Em 1912, Rose, com então 17 anos, embarcou no navio em Southampton como uma passageira da primeira classe junto com seu noivo, Cal, filho de uma magnata do aço de Pittsburgh, e sua mãe viúva, Ruth DeWitt Bukater (Frances Fisher). Ruth salienta a importância do casamento de Rose, para que eles se mantenham como membros da primeira classe, já que ele vai resolver os secretos problemas financeiros dos DeWitt Bukater. Perturbada pela iminência do casamento com uma pessoa arrogante, Rose considera se suicidar ao tentar pular do navio, mas é impedida por Jack, um passageiro da terceira classe, que a faz mudar de ideia.

Após um mal entendido, fica esclarecido que Jack salvou a vida de Rose, é quando ele é convidado para jantar na noite seguinte. Assim, Jack e Rose desenvolvem uma amizade, apesar de Cal e Ruth desconfiarem do jovem artista. Depois do jantar na primeira classe, Rose se junta a Jack para uma festa na terceira classe, onde a jovem começa a descobrir os prazeres da vida. Proibida de ver Jack, Rose tenta repelir os avanços do artista, mas logo ela percebe nutrir sentimentos pelo rapaz, e o encontra na proa do Titanic naqueles que seriam os últimos momentos à luz do dia do navio. Os dois vão para a cabine de Rose e ela pede para que Jack a desenhe nua usando o colar Coração do Oceano, o presente de casamento de Cal. Pouco tempo depois, os dois fogem do guarda-costas de Cal e fazem amor no compartimento de carga do navio. Depois de voltarem para o convés do navio, eles testemunham o Titanic colidir com um iceberg e ouvem seus oficiais comentando a gravidade da situação. Eles decidem avisar a Ruth e Cal.

Cal descobre o desenho de Jack e uma carta de Rose em seu cofre junto com o colar. Furioso, ele faz seu guarda-costas colocar o colar no bolso do casaco de Jack. Acusado de roubo, ele é levado até o escritório do mestre-de-armas e algemado em um cano. Cal coloca o colar no bolso de seu casaco, e Rose foge dele e de sua mãe (já dentro de um bote), resgatando Jack. O navio começa então a lançar fogos de artifício para tentar chamar a atenção de outros navios. Quando os dois chegam ao convés dos botes, Cal e Jack fazem com que Rose entre em um bote salva-vidas, com Cal afirmando que ele fez um acordo com um oficial para que ele e Jack se salvem. Depois dela entrar, Cal conta que o acordo é apenas para ele mesmo. Enquanto o bote de Rose é abaixado, ela pula de volta para o navio e se reencontra com Jack. Cal pega uma pistola e os persegue até o parcialmente inundado salão de jantar da primeira classe. Depois de sua munição acabar, ele percebe que havia dado seu casaco com o diamante para Rose. Com a situação do Titanic ficando crítica, ele volta para o convés e entra em um bote fingindo cuidar de uma criança perdida.
Jack e Rose voltam para o convés, porém todos os botes já partiram e os passageiros estão caindo para a morte enquanto o navio se inclina mais. O Titanic se parte em dois, e a popa se ergue 90° fora da água com os dois nela. Depois do navio ter afundado por completo, Jack ajuda Rose a subir em uma painel de uma parede, que apenas aguenta o peso dela. Se segurando ao painel, ele afirma que ela irá morrer bem velha, em uma cama quente. Enquanto isso, o Quinto Oficial Harold Lowe traz seu barco de volta para tentar resgatar sobreviventes da água. Ele salva Rose, mas não chega cedo o bastante para resgatar Jack, que morre de hipotermia. Ela e os outros sobreviventes são levados pelo RMS Carpathia até Nova Iorque, onde ela mente seu nome, dizendo-se chamar Rose Dawson.

Com sua história completa, Rose vai para a popa do navio de Lovett. Lá, ela pega o Coração do Oceano, que esteve em sua posse durante todos esses anos, e o joga no mar. Aparentemente morta em sua cama (do jeito que Jack disse), as fotos ao seu lado mostram que ela viveu a vida que Jack a inspirou ter. A jovem Rose é então vista se reunindo com Jack na Grande Escadaria do Titanic, recebida por todos que morreram no navio, numa emocionante cena final.
Financiado pela Paramount Pictures e pela 20th Century Fox. Na época, foi o longa-metragem mais caro já produzido, com um orçamento de aproximadamente 200 milhões de dólares. Se tornou um fenômeno de bilheteria e foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios (Melhor Filme, Melhor Diretor, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Edição de Som, Montagem/Edição, Efeitos Sonoros, Efeitos Visuais, Canção original e Trilha Sonora Original). Com uma bilheteria total de US$ 2,1 bilhões, foi o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão mundialmente, permanecendo como a produção de maior arrecadação da história do cinema por doze anos, até Avatar (2009), também de James Cameron, ultrapassá-lo.
 
Segue trailer de Titanic:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar