terça-feira, 21 de novembro de 2017

Uma Razão Para Viver


Drama baseado em fatos reais Uma Razão Para Viver (Breathe, Reino Unido, 2017) de Andy Serkis em sua estreia na direção, apresenta a história real de um homem resiliente, que inesperadamente ficou tetraplégico, vivendo paralisado ao ser vítima de poliomielite, sobreviveu literalmente com a força do amor e desempenhou um papel fundamental na criação de melhores condições de vida para as pessoas atingidas pela doença.

Na trama, conhecemos Robin Cavendish (Andrew Garfield), um jovem homem brilhante e aventureiro, que conquista o amor de Diana (Claire Foy). Depois de investidas financeiras pela África, vem o diagnóstico
da poliomelite, que o deixa paralisado (tetraplégico). Contudo, sua esposa, Diana, refuta a decisão de morrer de Robin, que se vê afundado em sofrimento e depressão, especialmente por não poder acompanhar o nascimento do filho. Contra todos os conselhos médicos, eles se recusam a serem aprisionados pelo sofrimento e contrariando as ordens médicas e convenções sociais da época, Diana leva Robin para casa e os dois decidem viver uma história de amor, com cada respiração como se fosse a última. 

É um emocionante filme de superação, que mostra como devemos continuar aproveitando a vida, apesar das dificuldades, inclusive viajando pelo mundo para ajudar outras pessoas. Sem exageros, o filme relata até mesmo os problemas familiares enfrentados pela situação vivenciada. O filme revela também como esse comportamento em relação à doença foi importante no impacto sobre a mobilidade e acessibilidade para os deficientes. Robin, com a ajuda de um amigo inventor amador, criou uma cadeira de rodas acoplada a um respirador mecânico, que o ajudou a levar uma vida "normal", ver o crescimento de seu filho (que é o produtor do filme) e posteriormente teria ajudado a muitos colegas da prisão causada pela doença. As cenas da viagem à Espanha são impagáveis!

Claire Foy se destaca com uma beleza rara, acentuada pelo amor demonstrado por sua personagem. A vida abnegada de Diana, reflete a vida de muitas mulheres que se dedicam exclusivamente, seja à criação de filhos, ou aos cuidados de um parente debilitado. Entretanto, quem brilha é o carismático Andrew Garfield, na pele do homem que mesmo debilitado, com atuação restrita apenas ao seu rosto de início cheio de revolta, mas que ao longo do filme comove em cena. Impossível conter as lágrimas no final do filme, ao vermos cenas reais dos personagens retratados no longa que o filme foi escolhido para abrir BFI London Film Festival em 2017.

Segue trailer de Uma Razão Para Viver:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar