segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Fala Sério, Mãe!

Comédia dramática Fala Sério, Mãe! (Brasil, 2016) de Pedro Vasconcelos surpreende com um texto maduro adaptado da obra homônima de Thalita Rebouças e emociona ao narrar de forma simples a trajetória de vida de uma menina primogênita de três irmãos, focando no relacionamento mãe e filha.

Quando teve sua primeira filha, Maria de Lourdes (Larissa Manoela), Ângela Cristina (Ingrid Guimarães) não sabia as aventuras e desventuras que estavam por vir. Mãe de primeira viagem, ela vive uma montanha-russa de emoções, medos, frustrações e tem um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, a filha Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe. O longa acompanha a história de amor entre mãe e filha que começa às turras e termina na mais plena parceria e amizade.

Confesso que tinha preconceito para com a obra literária, mas agora entendo porque tantas garotas lotam as livrarias, bienais e eventos nos quais Thalita Rebouças participa. Fiquei muito feliz em saber que nem só de mal conteúdo vivem os adolescentes, especialmente as meninas que curtem essa autora, da qual agora até eu virei fã da jornalista e escritora brasileira, que escreve livros direcionados ao público adolescente.

O filme é dividido em duas partes, a primeira narrada pela mãe, com Ingrid Guimarães entregando todo seu talento num papel incrível e numa atuação majestosa dessa atriz que nos faz rir e chorar com uma facilidade sem tamanho. Sua personagem é identificável facilmente com toda mãe que se preze. A segunda metade, narrada pela filha, na fase da adolescência, com interpretação da talentosíssima Larissa Manoela, que é tão boa atriz, que isso influenciou em seu papel, pois ela sempre foi perfeita em suas falas, e na vida real, às vezes agimos e falamos como Ângela Cristina, mas a maturidade virá e Larissa certamente brilhará ainda mais. Passei a admirar o trabalho dessa menina depois do fabuloso Meus 15 Anos (Brasil, 2016), de Caroline Fioratti.


A química entre as duas atrizes acontece. A autora dos livros tem uma participação especial, interpretando uma empresária, que é a primeira pessoa a dar oportunidade profissional à jovem protagonista. A direção de Pedro Vasconcelos não atrapalha o roteiro e o brilho das atrizes, especialmente Ingrid que arrebenta na parte cômica e emociona nas cenas dramáticas. No filme temos também a participação especial de Paulo Gustavo, ator que interpreta a Dona Hermínia nos filmes Minha Mãe é Uma Peça (Brasil, 2013) de André Pellenz e Minha Mãe é Uma Peça 2 (Brasil, 2016) de César Rodrigues.


A trilha sonora do filme é bem popular, desde hits de Fábio Júnior, canções adolescentes de Shawn MendesTiago Iorc e Ana Vilela, a empolgação de Tim Maia, até o tradicional funk carioca. As canções cantadas por Larissa Manoela também são boas.

Veja o trailer de Fala Sério, Mãe!:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar